A Xiaomi patenteou um celular com uma câmera sob a tela que gira entre a parte traseira e a parte frontal do dispositivo, num eixo vertical. Isto é, a mesma câmera pode apontar para trás ou para frente.
Segundo o documento da patente, registrado na Wipo (Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em inglês) no último dia 29 e revelado pelo site LetsGoDigital, o dispositivo da Xiaomi teria um módulo de três câmeras na parte traseira, semelhante ao layout do iPhone 12. Uma delas, voltada para dentro, viria a alternar de posição por meio de um mecanismo magnético; a partir dessa configuração, a câmera funcionaria como uma lente selfie por baixo do display.
Ainda de acordo com a documentação, a parte da tela ao redor do módulo do Xiaomi seria desabilitada quando o usuário acionasse a câmera frontal que gira – o objetivo seria a luz incidir melhor sobre a lente. Não há explicações sobre a natureza da câmera giratória, isto é, se seria o sensor principal no módulo traseiro ou o grande angular, nem detalhes sobre seu tamanho. Pelo cróqui divulgado pelo LetsGoDigital, é possível notar algumas semelhanças com o ZTE Axon 20 5G.
Embora tenha sido registrada apenas em abril, a patente da câmera giratória sob a tela foi registrada pela Xiaomi em fevereiro do ano passado. Não está claro se (ou quando) a companhia lançará este design no mercado – especialmente se levarmos em conta sua política recente quanto ao assunto.
Embaixo da tela: um caminho da indústria?
Sensores giratórios com múltiplas funções são um passo ambicioso, mas lançar celulares com câmera sob a tela parece ter se tornado uma tendência para a indústria neste ano. De acordo com o leaker Ice Universe, a própria Xiaomi estaria preparando um modelo deste tipo, o Mi Mix 4, supostamente com um sensor de 108 megapixels. Samsung, Vivo e Oppo também estão na fila para lançar seus dispositivos.
Por enquanto, a única que lançou um aparelho com display sob a tela foi a ZTE. E vale observar que o já citado Axon 20 5G não agradou, com um design pouco refinado e uma tela com problemas de visibilidade.
Via Android Authority e LetsGoDigital
Imagem: Zana Latif/Unsplash/CC