Já tem um tempo que o Twitter vem planejando mudar seu modelo de negócios para se tornar um ambiente mais monetizado. A rede social tem planos de implementar uma assinatura premium para ter acesso a recursos e conteúdos extra. E para começar os serviços de pagamento, o Twitter começou a testar um recurso que permite financiar conteúdos relevantes. A novidade já havia sido vazada anteriormente, mas agora foi anunciada pelo perfil e blog oficial da rede social
show your love, leave a tip
now testing Tip Jar, a new way to give and receive money on Twitter 💸
more coming soon… pic.twitter.com/7vyCzlRIFc
— Twitter (@Twitter) May 6, 2021
No blog oficial, o Twitter explica que, por enquanto, a tal caixinha (Tip Jar, como chamam lá a “caixinha dos funcionários” nas lojas) está disponível apenas para um pequeno grupo de perfis pelo mundo que usam o Twitter em inglês. São contas de criadores de conteúdo, jornalistas, especialistas e ONGs. Mas o plano da plataforma é expandir a ferramenta conforme for se aperfeiçoando.
Como funciona?
O recurso permite que o usuário do Twitter conecte os serviços de pagamento com os quais tem conta registrada para que qualquer pessoa que se identifique com seu conteúdo e queira financiar seu trabalho possa enviar uma grana sem compromisso. Os perfis que já possuem a ferramenta disponível apresentam um ícone em forma de notas de dólar ao lado do botão Mensagens Diretas.
No momento, a caixinha do Twitter aceita os seguintes serviços: Bandcamp, Cash App, Patreon, PayPal and Venmo. Deles, o PayPal por enquanto está apresentando um problema que acaba revelando o email do usuário e isso pode trazer problemas. Ao ser reportado da situação, o Twitter alegou que não pode mudar algo do PayPal, mas vai implementar um aviso de que esse serviço pode expor o usuário.
A caixinha está disponível somente na versão mobile do Twitter, tanto para Android como iOS. E os usuários Android também podem enviar gorjetas pelo Spaces.
Via Twitter
Imagem: SDI Productions/iStock