Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Há pouco tempo, o Twitter anunciou o recurso de Super Follow, uma tentativa de melhorar a monetização da rede social e gerar pagamentos para os perfis de influencers e criadores de conteúdo. Contudo, parece que outro caminho para a monetização também está sendo pensado: o das gorjetas, enviadas diretamente ao perfil através de um botão.

A pesquisadora Jane Manchun Wong é conhecida por revirar apps do avesso à procura de novidades. Utilizando engenharia reversa, ou seja, quando um app é dissecado para alguns trechos de código desativados funcionarem, ela descobriu um dos projetos ainda não anunciados do Twitter. Muitas vezes esses trechos são “esquecidos” em uma atualização oficial por questões de praticidade para os programadores promoverem testes, mas em outros casos, eles são pistas do que vem por aí. Com algumas alterações, ela conseguiu resultados visuais desse novo recurso, que compartilhou em seu perfil na rede social.

publicidade

Gorjeta por várias plataformas

Se o Twitter não mexer na nova ferramenta até o seu lançamento — se é que a plataforma lançará mesmo essa atualização — o botão de pagamentos para perfis ficará localizado ao lado de outros atalhos alinhados à imagem de perfil do usuário. Clicando nele, são expandidas opções para gorjetas via Bandcamp, Cash App, Patreon, PayPal e Venmo.

publicidade

O usuário deverá, nas configurações do seu perfil, indicar quais são seus dados em cada uma dessa plataforma. Assim, o seguidor interessado em dar uma gorjeta, seria levado diretamente para a página de transferências destinada exatamente para essa pessoa.

O Twitter se negou a comentar a descoberta dos testes para pagamentos de perfis. Afinal, ela seria um recurso nunca anunciado pela rede social, que vem concentrando seus esforços atuais no Spaces — uma espécie de Clubhouse — e outras ferramentas já anunciadas. Por falar no Spaces, foi lá que surgiu a ideia de contribuições diretas, ou gorjetas, para os usuários, como mostramos aqui. Caso realmente vá em frente, esse projeto de pagamentos para perfis poderá se juntar a outras iniciativas não oficializadas, como a chegada de reações à plataforma.

Via The Verge