Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Google anunciou hoje (06/05) a chegada de uma nova versão do Gboard para o WearOS, seu sistema operacional exclusivo para smartwatches. Segundo o texto publicado pela empresa, o novo teclado será basicamente igual ao teclado encontrado nos celulares Android e chega ao WearOS justamente para simplificar a experiência do usuário, deixando a digitação mais rápida e fluida. Embora não tenha dado uma data exata, a postagem menciona que a atualização será disponibilizada nos próximos dias.

 

publicidade

Até agora, o teclado original dos dispositivos com WearOS era bem simples, e não se compara ao Gboard. A empresa resolveu a questão, o que é muito bem-vindo, já que o teclado do WearOS não estava em pé de igualdade com os recursos mais atualizados do Google. Com o novo Gboard, entretanto, diversas funções serão inauguradas nos smartwatches, como gestos de digitação e digitação por voz. Nesse sentido, pode ser que essa atualização seja também uma resposta da empresa ao problema do comando de voz nos relógios com seu sistema operacional, que basicamente não funcionava.

Novo corretor e suporte multi-idiomas

Outra novidade, aliás, é o suporte a várias línguas. Apertando e segurando o botão de espaço nesse novo teclado, o usuário pode tanto adicionar diversos idiomas quanto navegar entre aqueles já adicionados. Integrada a essa função, o novo Gboard do WearOS vai receber também um corretor de palavras idêntico ao do Android.

Com o corretor, seja digitando letra por letra ou deslizando o dedo pelo teclado, uma prévia com sugestões de palavras aparece para o usuário visualizar o que está digitando. Além disso, o uso dos emojis foi facilitado por meio de uma seção dedicada totalmente a eles, acessível através de um atalho.

Indo além do WearOS, o Google também vem melhorando o Gboard para smartphones. Há algum tempo, o Google adicionou melhorias ao histórico do que foi copiado na área de transferência pelo usuário. A aposta da empresa envolve uma barra de rolagem horizontal, que permite visualizar vários links ou palavras copiadas simultaneamente. Embora essa nova função ainda esteja em beta, e o novo Gboard dos smartwatches ainda não tenha chegado, certamente podemos esperar por novas atualizações e funções dos teclados do Google daqui adiante.

publicidade

Via Phandroid

Imagem: Pexels (Pixabay)