Cada dia que passa aumenta a oferta de bancos digitais no Brasil. Um dos mais recentes é o Oi Conta Zap, sistema financeiro da empresa que vendeu suas operações de telefonia móvel para Claro, TIM e Vivo. Com processo de cadastro bem simples, o funcionamento da plataforma opera de forma no mínimo curiosa: as transações se dão exclusivamente por WhatsApp.
Pois é: para abrir uma Oi Conta Zap o interessado nem ao menos precisa ser cliente da Oi. O cadastro acontece após o envio de nome, data de nascimento, CPF e e-mail para um número de telefone, o (31) 98831-3131, também via o mensageiro. A empresa afirma que não há custos para a abertura e manutenção da conta.
Sem um app próprio ou site
Muitos são os bancos que já permitem consulta de saldo, transferências e outros serviços pelo WhatsApp, mas sempre com alternativas bem mais completas como um app de Android, iOS, e um site para desktops. Essas soluções oferecem interfaces intuitivas, gráficos para melhor compreensão de gastos, históricos completos de transações, enfim. Nada disso existe no universo da Oi Conta Zap.
As transações que podem ser feitas via WhatsApp incluem pagamento de contas, recarga de celular (de qualquer operadora) e transferências. Para depositar dinheiro aqui, há opção de boleto bancário e até mesmo Pix.
Experiência bancária abstrata
Quem topar aderir precisará considerar que a relação bancária se dará quase que exclusivamente com um chatbot. Como é normal nesse tipo de canal, menus são oferecidos com opções pré-configuradas. A inteligência desse sistema também poderá ativar rotinas específicas a partir de palavras-chave, mas um ponto negativo desse tipo de experiência é a comum frustração quando um ser-humano e um robô não se entendem. Fora isso, é pouco rico, na era dos smartphones, ter um serviço no qual a relação com o cliente é puramente textual.
Cuidados de segurança redobrados
Como muitos sabem, mensageiros são alvos constantes de golpistas, e para proteger suas transações via WhatsApp é importante redobrar a proteção do app. Para isso, quem for abrir uma Oi Conta Zap deve ativar a autenticação em dois fatores. Isto é, para além de exigir a mensagem via SMS para o login, o usuário ainda precisa inserir uma credencial de seis dígitos que configurou previamente.
O caminho para redobrar a segurança no app é o seguinte: vá até Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar. Tenha em mente que, mesmo após o login em um novo aparelho, o mensageiro poderá solicitar esse PIN adicional de tempos em tempos.
Bônus para clientes Oi
Apesar de permitir abertura da conta por qualquer usuário, clientes Oi possuem benefícios exclusivos como 1 GB de internet a cada R$ 1 de recargas. O bônus é válido apenas por sete dias. Na mesma transação, 10% do valor da recarga retorna em cashback, mas diretamente em créditos da linha Pré ou Controle. Então, por exemplo, uma recarga de R$ 20 gera 20 GB de internet e R$ 2 adicionais ao saldo do telefone.
“Acreditamos que iniciativas como o Oi Conta Zap contribuem para o desenvolvimento do país, já que facilitam o acesso a serviços financeiros, utilizando ferramentas de grande popularidade, e também aceleram o processo de inclusão econômica e digital” — Rodrigo Abreu, presidente da Oi.
Um “quê” de Caixa Tem
Focada na inclusão de pessoas sem acesso a contas bancárias, a Oi Conta Zap aposta em transações via WhatsApp pela familiaridade que o brasileiro tem com a ferramenta. A empresa ressalta que pessoas negativadas não encontrarão dificuldades para abertura. E no final das contas, o funcionamento lembra bastante a experiência do Caixa Tem.
A plataforma é utilizada para a distribuição do Auxílio Emergencial, em vigor desde o ano passado em virtude da pandemia. Focado nas camadas mais pobres da população, o app realiza transações em uma interface de mensagens, permitindo transferências, pagamento de boletos, e recargas telefônicas.
O produto da Oi em parceria com a Conta Zap pode atrair quem tem familiaridade com esse tipo de atendimento. Porém, o próprio Caixa Tem é uma conta digital de abertura facilitada e com operação mais intuitiva. Como forma de alavancar a adesão do seu produto, a Oi promoverá campanhas na internet com influencers.
Imagem: Dean Moriaty/Pixabay/CC