Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Se você recebeu um link sugerindo a atualização do WhatsApp, e informando que o tradicional ícone verde da plataforma de bate-papo se tornaria rosa após a instalação, cuidado: está prestes a cair no mais novo golpe envolvendo o aplicativo de conversas. A intenção dos criminosos virtuais é, mais uma vez, roubar o controle do usuário da conta e, com isso, se passar pela pessoa para fins ilícitos.

Por meio do golpe disfarçado de atualização, os criminosos conseguem sequestrar a conta do WhatsApp do usuário e bloquear o acesso do verdadeiro dono. Com a conta na mão, é possível ter acesso aos dados pessoais e utilizá-los para tentar burlar outros aplicativos e estender os estragos causados pela invasão de privacidade.

publicidade

Como evitar o golpe?

Caso você já tenha caído no golpe da falsa atualização e, agora, esteja com o ícone rosa em seu WhatsApp, mantenha a calma, pois há como reverter a situação. Rajshekhar Rajaharia, especialista em segurança, usou seu perfil no Twitter para orientar aos usuários que já tenham sido vítimas do golpe e, principalmente, alertar quem por ventura não tenha sido enganado pelos criminosos virtuais.

Segundo Rajaharia, a primeira medida a ser tomada é desinstalar imediatamente a versão rosa do WhatsApp, ponto de partida para o golpe. Para quem não tiver instalado a atualização, o conselho número 1 é, claro, NÃO INSTALAR o WhatsApp rosa. Feito isso, o usuário que fez a atualização precisará, na sequência, desvincular a conta do WhatsApp de todos os aparelhos (notebooks, smartphones, tablets, etc.).

O terceiro passo é limpar o cache do browser de todos eles e checar a permissão dada aos demais aplicativos (para se certificar que o invasor não teve acesso a nenhum outro). O passo final, caso suspeite que algum app foi invadido, é revogar a permissão dada a ele. Segundo o especialista, esses quatro passos podem te livrar do golpe do WhatsApp rosa e manter sua conta segura. Até a próxima tentativa, pelo menos…

publicidade

Via Phone Arena

Imagem: Alfredo Rivera/Pixabay/CC