A tão antecipada atualização do iOS para versão 14.5 finalmente foi ao ar e, com ela, a política de transparência de aplicativos – aquela que permitem aos usuários impedir o rastreamento de apps. A nova mecânica afeta diretamente o Facebook e outros aplicativos que dependem de anúncios, já que os rastreadores medem a efetividade e a personalização da publicidade digital.
A mudança, que Tim Cook chamou de mera “evolução nos direitos de usuário”, também é uma mudança de paradigma em como conduzimos nossa vida digital. Afinal, hoje o Facebook consegue verificar quais anúncios você abriu em outros apps, e continua esfregando o produto na sua cara, querendo ou não. O recurso invasivo, nomeado “Visualização de Conversões”, não precisa nem detectar se você reagiu a propaganda.
Na verdade, a Apple já dava a opção de impedir rastreamento de apps desde o iOS 14, embora fosse algo mais 8 ou 80. A versão anterior permitia desativar todos os rastreadores – o que não necessariamente é positivo, uma vez que os trackers podem otimizar o seu uso de alguns programas. Com a nova política de uso, agora os usuários podem fazer ajustes finos no rastreamento.
Onde desativar o rastreamento de apps no iOS 14.5
A nova função já está ativada por padrão durante a instalação de um novo programa no iOS 14.5. Agora, quando o programa termina de instalar, uma aba aparece, perguntando se o usuário permite os rastreamentos. De qualquer modo, para verificar os rastreamentos anteriores, é só seguir os seguintes passos.
Primeiro, na aba Ajustes, clique na seção Privacidade.
Dentro da função Privacidade, procure pela opção de Rastreamento.
Na função de Rastreamento, será possível ativar ou desativar as solicitações. Se ativado, é possível escolher quais apps estão impedidos de fazer o rastreamento, e quais estão liberados.
Também é possível desativar os rastreadores na Apple TV. Para isso, basta ir em Ajustes, depois Privacidade, entrar na opção de Rastreamento, e desativar a função “Permitir Solicitações de Aplicativos”.
Via Tom’s Guide
Imagem: PhotoMIX Company/Pexels/CC