Quando o Snapchat foi lançado no longínquo ano de 2012 era um aplicativo exclusivo do iOS, cerca de um ano depois, o app finalmente ficou disponível para o Android. Agora, a empresa revelou que possui mais usuários nos aparelhos com o sistema operacional do Google.
É bem verdade que o Snapchat não está nos seus melhores dias de popularidade, mas ainda sim, a rede social atingiu 280 milhões de usuários ativos no primeiro semestre de 2021. No relatório divulgado pela companhia, o CEO do Snapchat, Evan Spiegel, exaltou o fato da marca ter conseguido conquistar uma base sólida em uma plataforma onde não foi lançada originalmente. “É um marco crítico que reflete o valor de longo prazo do investimento que fizemos para reconstruir nosso aplicativo Android”, explicou.
O comentário é referente ao fato de que, além de ter demorado para sair no Android, as primeiras versões do Snapchat no OS do Google sofriam com limitações quando comparadas as do iPhone. Apenas em 2019 uma versão global do serviço foi lançada. Spiegel ainda destaca no relatório os esforços da marca para se popularizar em outros mercados do mundo onde o Android é relevante. O exemplo citado é na Índia, onde a empresa fez um grande evento recentemente.
Mesmo com os números apresentados e a conquista no Android, o Snapchat perdeu uma boa parte do mercado das redes sociais após suas principais funções (filtros e mídias autodestrutivas) serem incorporadas em outras plataformas, principalmente o Instagram. Apesar disso, até hoje ainda existem apps novos lançados apenas para uma plataforma. O recente Clubhouse é um exemplo disso. A rede social focada em áudio está disponível apenas para iOS e uma versão para o Android não deve chegar tão cedo.
Via The Verge