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Muitas empresas reclamaram quando a Apple anunciou que passaria a exigir que o usuário consentisse com o rastreamento para que apps levassem anúncios e experiências personalizadas a ele. Na China, isso repercutiu tão mal que uma grande aliança foi promovida para que isso continuasse sendo feito de uma forma alternativa. A Apple não recuou, e agora deu uma data limite para que os apps se adequem às novas regras de transparência.

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Os desenvolvedores terão até 26 de abril para atualizarem seus aplicativos com os novos códigos da API AppTrackingTransparency. Não se sabe quando a Apple efetivamente começará a exibir os pop-ups informando o usuário sobre necessidade do consentimento. Quem está testando o iOS 14.5 diz que nenhuma janela de permissão é exibida. Mesmo assim, Apple já deu o deadline.

A novidade, a ser lançada em algum momento no iOS 14.5, é mais um esforço da empresa voltado para a privacidade do usuário. O consumidor vai ter o direito de se expor para um app para receber anúncios mais precisos, ou ter a liberdade de vetar qualquer observação, deixando anunciantes às cegas. O TikTok recorreu a um artifício para conseguir driblar isso.

Google e o FloC

Enquanto a Apple pensa em mais proteção ao usuário com novas regras de transparência em apps, o Google tenta reinventar os anúncios com  os FloCs, uma nova forma de rastrear usuários na internet. Cercada de críticas, a novidade não será adotada por navegadores que sempre prezaram por uma segurança maior aos usuários, como Vivaldi e Brave. Um site permite verificar se você já foi “flocado”.

Se privacidade digital é uma preocupação sua, mesmo antes das novas políticas da Apple ou Google já é possível impedir uma série de comportamentos invasivos. Procure as opções de segurança dos apps e sistemas que utiliza. A maior parte deles vem, por padrão, com uma série de rastreadores ativados. Muitos são opcionais.

Via Mac Rumors

Imagem: Wachiwit/iStock