Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Até o final de 2021, o navegador Chrome do Google vai remover o suporte para cookies de terceiros e trocá-los pelo sistema FloCs. Mas isso não quer dizer que esse é o fim de anúncios direcionados para os usuários do Chrome, até porque o Google é a maior rede de anúncios do mundo.

FloC quer dizer Federated Learning of Cohorts (Aprendizado Federado de Coortes, em tradução livre), e visa fornecer um jeito mais privado de acompanhar os interesses monetizáveis dos usuários. Em vez de rastrear uma pessoa com um indivíduo, o FloC coloca o usuário num grupo, uma coorte, de pessoas com os mesmos interesses que ele. Com isso, um site que o usuários visita pergunta ao navegador de que coorte ele faz parte, e assim tenta direcionar anúncios para o grupo, não para o indivíduo.

publicidade

Segundo o Google, os FloCs garantem mais privacidade que o sistema de cookies porque uma coorte é formada por milhares de pessoas, então é mais difícil fazer uma engenharia reversa para saber porque tal indivíduo foi colocado em determinado grupo (ou coorte) de pessoas buscando receitas veganas, por exemplo. Esse grupo de receitas então recebe um número de identificação vago, algo como FD2346.

Mas essas coortes são recalculadas com o tempo com base nos sites visitados pelo usuário, o que pode significar um rastreamento ainda mais profundo. No momento, usuários têm a opção de bloquear o sistema FloC, mas quando o “período de teste” acabar e o sistema for realmente adotado, as regras para bloqueio devem mudar. Resta saber se outros navegadores vão trocar os cookies por FloCs. Safari e Firefox, por exemplo, já bloqueiam cookies de terceiros por padrão.

Via Tom’s Guide

Imagem: Gerd Altmann (Pixabay)

publicidade