Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Quantas vezes o seu celular toca e você pensa que é uma mensagem importante ou um aviso e na realidade é só uma notificação inútil? Os smartphones possuem tantos aplicativos e recebem uma variedade imensa de notificações que não são úteis para o usuário. Pensando nisso o Vida Celular reuniu as melhores maneiras de se livrar das notificações no Android.

Primeiro é preciso ter em mente quais notificações você deseja se livrar e quais quer manter. Aplicativos de jogos e vídeos podem ser inúteis em seus avisos, mas apps de mensagens e tarefas podem ser importantes É importante observar também quais apps pouco usados que mais enviam notificações sem relevância para você.

publicidade
Como faz?
  1. Abra o menu de configurações.
  2. Clique em Aplicativos e Notificações (lembre-se que smartphones Android podem ter diferenças entre si, mudando o nome e a localização de algumas dessas opções).
  3. Nessa opção vai dar para ver seus apps abertos, o tempo de uso deles e quantas notificações cada um envia. Clique em Ver Todos os Apps.
  4. Vai surgir uma lista com todos os aplicativos instalados em seu smartphone e a memória ocupada. Aqui você pode encontrar quais apps te incomodam.
  5. Ao selecionar o app vai aparecer as opções para Desinstalar e Forçar Parada. Abaixo vai ter um quadro de Notificações, é nesse que você vai clicar.
  6. Ali dá para tanto bloquear todas as notificações quando selecionar categorias. Por exemplo: no WhatsApp dá para manter notificações de Conversas e bloquear as de Grupo ou ainda escolher o tipo de alerta, se deseja que a notificação faça som ou apenas apareça na tela e etc.
No Chrome do Android
  1. Um aplicativo que envia muitas notificações inúteis é o navegador, já que muitas vezes acabamos clicando em Aceitar Notificações sem nem perceber em um site. No Android, o navegador mais usado e que já vem instalado como padrão é o Google Chrome
  2. Bloquear notificações de todos os sites:
  3. No smartphone ou tablet Android, abra o app Chrome.
  4. À direita da barra de endereço, toque em Mais (três bolinhas no canto superior direito) e selecione Configurações.
  5. Toque em Configurações do site e Notificações.
  6. Na parte superior, ative ou desative a configuração.
  7. Para permitir notificações mais discretas, toque em Usar mensagens mais silenciosas (bloqueia notificações que interrompem você).
  8. O Chrome ainda diz que não enviará mais notificações se ignorar várias de um mesmo site ou se outros usuários normalmente não permitirem notificações de um site específico.
  9. Como bloquear notificações de um site específico:
Como bloquear um site específico:
  1. Clique em mais (três bolinhas no canto superior direito)
  2. Selecione a opção Configurações
  3. Vá em Notificações
  4. Abaixo possui uma lista de sites que pediram autorização para enviar notificações. Dá para ver os autorizados e os bloqueados.
  5. Na aba é possível selecionar quais deseja manter os avisos.
Desativar pop-ups
  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Chrome.
  2. À direita da barra de endereço, toque em Mais (três bolinhas no canto superior direito) e Configurações.
  3. Toque em Permissões e Pop-ups e redirecionamentos.
  4. Desative a opção Pop-ups e redirecionamentos
Apps terceirizados

Para se livrar das notificações no Android ainda é possível usar alguns apps terceirizados para isso.

O NCleaner é um deles, que coloca filtros em suas notificações. Notification Manager também faz um processo semelhante e ainda pode remover lixo do seu aparelho. O FilterBox também ajuda na seleção e possui uma opção paga com mais recursos.

Imagem: chanawin88/iStock

publicidade