Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Liberada para smartphones no começo da semana, a versão 89  do Google Chrome está implementando o preview, ou pré-visualização, de páginas. A ideia é conseguir fazer ideia do que está por trás de um link antes de clicá-lo.

Acessá-lo não é super intuitivo. A quantidade de cliques é quase a mesma que para abrir uma nova guia. Porém, com a função se torna mais fácil fechar um site no qual você não passará muito tempo.

publicidade
Capturas de tela mostram o recurso de preview de páginas do Chrome em ação

Reprodução: 9to5Google

Ao clicar com um toque longo em um link é possível abrir a pré-visualização. Ela ocupa quase 90% do espaço do Chrome, e oferece atalhos para expandir o preview da página em uma guia completa ou então para fechar o conteúdo. Uma pequena barra no seu topo também permite que o preview seja minimizado para a conferência de informações na página original. Pode ser uma opção interessante para navegar enquanto faz uma pesquisa, principalmente se você não for muito adepto do multi-janelas em dispositivos móveis.

O centro das atenções?

A implementação do preview de páginas no Chrome começa a ser lançada pouco após a companhia anunciar uma atenção maior para o navegador, que no segundo semestre do ano passará a receber atualizações mensais de recursos. Líder de mercado, o Google não parece relaxar com o seu browser, que nasceu em 2008.

O Chrome, antes do preview de página, já tinha usado uma atualização na mesma linha em tablets Android: agora, por padrão, o browser exibe a versão desktop dos sites, e não mais a versão para dispositivos móveis. Essas ferramentas se somam a outros esforços recentes da empresa de Mountain View, focados principalmente em segurança e usabilidade.

Via 9to5Google

publicidade

Imagem: PhotoMIX/Pexels