Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aplicativos do Google costumam passar por testes com usuários selecionados. A companhia seleciona um grupo para receber recursos em primeira mão, e ter o programa na sua versão beta mais recente não garante a escolha pela companhia. Por isso, alguns usuários voltaram a perceber que o GBoard retomou a utilização da fonte proprietária do Google, sem avisá-los.

As diferenças entre a Roboto e a chamada Google Sans não são tão gritantes, mas perceptíveis. Aparentemente desde o ano passado a empresa de Mountain View vem tentando implementar a novidade, mas recuou. Usuários que já haviam recebido a nova fonte no teclado a viram sumir após algumas semanas. Os novos testes estão acontecendo dentro da versão beta 10.4 do aplicativo.

publicidade

Captura de tela do Gboard com a fonte Google Sans

Quem está familiarizado com a suíte de apps do Google não deverá estranhar a fonte, que já é utilizada em larga escala neles. As principais reformulações de interface do Maps e Gmail, por exemplo, focaram na adesão da Google Sans. Assim, a companhia parece amarrar melhor visualmente todos os seus softwares.

Fonte não pode ser alterada

Apesar de permitir grandes personalizações — como mudança de tamanho do teclado, temas e outros — não é possível alterar a fonte do GBoard. Quando o Google resolver implementar sua nova fonte em definitivo, os usuários terão que lidar com ela, caso utilizem o app como solução de teclado padrão no Android.

Vale lembrar que esse é um movimento que se une a outros envolvendo os produtos voltados ao Android, como o Maps, Fotos e Chrome. Mesmo antes de apresentar o Android 12 oficialmente ao mundo, o Google está conseguindo trazer adições de tempos em tempos aos principais serviços que oferece na plataforma.

publicidade

Via 9to5Google