Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Depois de vários vazamentos, a OnePlus realizou seu evento oficial de lançamento dos modelos OnePlus 9 e 9 Pro (e o OnePlus Watch) hoje em live pelo YouTube. Entre relatos de usuários e algumas pirotecnias, a empresa confirmou as especificações dos smartphones que haviam sido vazadas. O destaque ficou para as câmeras em parceria com a Hasselblad, o carregamento dos celulares e a tela fluida. Confira o evento na íntegra abaixo.

publicidade
Câmeras Hasselblad

O evento começou com o Pete Lau, CEO da OnePlus, anunciando que uma das principais melhorias que estão presentes na linha OnePlus 9 é o conjunto de câmeras. Em parceria com a empresa alemã Hasselblad, foi confirmado que tanto o OnePlus 9 como o 9 Pro terão um sensor principal com 48 MP e uma ultra-wide de 50 MP. O grande destaque é o sensor Sony IMX789, exclusivo do modelo 9 Pro.

Ainda, as câmeras foram esmiuçadas e isso trouxe algumas informações importantes. A primeira delas é que a película do sensor é 320% maior que a utilizada no iPhone 12. Isso permite maior capacidade de absorção de luz e resolução das imagens, inclusive à noite. Recebeu destaque o sistema de calibração de cor que garante tonalidades mais próximas do real e a lente ultra-wide com maior redução de deformação da imagem.

O sistema de fotografia também recebeu algumas melhorias. Ele vai incluir um modo Pro que vai permitir ao usuário configurar a ISO, o tempo de exposição e a abertura da lente, funções presentes nas câmeras DSLR físicas que garantem maior profissionalismo e controle ao tirar fotos. Para os vídeos, o OnePlus 9 Pro é o primeiro celular a filmar em 4k com 120 fps do mundo.

Diferenças entre os modelos OnePlus 9 e 9 Pro

Imagem do OnePlus 9 Pro liberada no evento oficial

publicidade
Apesar de muitas semelhanças, os dois novos lançamentos da OnePlus carregam grandes diferenças em dois pontos principais: a estrutura e as câmeras. A marca Hasselblad estar nos dois modelos, mas existe uma grande diferença nas câmeras principais de 48 MP de ambos, o sensor. No modelo 9 Pro, ele é um Sony IMX789, mas no 9 normal, ele é um IMX689, mais antigo e limitado.
Além disso, o OnePlus 9 também não tem estabilização óptica de imagens e só grava em 4K a 60 fps, e não a 120 fps como seu irmão mais caro. Em compensação, o sensor da ultra-wide de 50 MP dos dois modelos é o mesmo, o Sony IMX766.
Já na estrutura, por mais que o design seja o mesmo nos dois modelos, o mais caro tem o corpo feito de uma interposição de alumínio e vidro, sendo sua tela protegida por uma camada de Gorilla Glass e carregando resistência a poeira e água. Já o OnePlus 9 tem o corpo feito de fibra de vidro.
Tela e carregamento

A tela do modelo OnePlus 9 Pro terá tecnologia LTPO e Fluid Display 2.0 com 120Hz de atualização customizáveis para garantir melhor desempenho da bateria. Também deve ter o sistema Hyper Touch que garante maior qualidade da resposta ao toque, inclusive para jogos. A diferença para o OnePlus 9 é que a tela é OLED ao invés de LTPO.

Já o carregamento dos celulares foi chamado de Warp Charge 65T. Isso significa que terá 50W para carregar a bateria de 4500 mAh por cabo, fazendo de 0 a 100% de energia em menos de 30 minutos. No modo de carga wireless, será possível recarregar a bateria tanto na horizontal como na vertical, levando 43 minutos para ir do 0 ao 100% carregado.

Celulares também para gamers

No evento de lançamento, foi enfatizado que os celulares da linha OnePlus 9 e 9 Pro serão bons celulares gamers. A começar pelo processador de ambos os modelos que será o Snapdragon 888. Aliado a isso, os celulares terão um sistema de resfriamento chamado CoolPlay que mantém a temperatura controlada, evitando superaquecimento que pode travar o jogo.

Por fim, os smartphones terão um sistema que garante maior RAM para rodar os jogos (e outras atividades que demandem memória). A novidade consiste no fato de que os celulares poderão emprestar a memória de armazenamento como RAM virtual para turbinar o processamento de dados e gráficos.

Avaliação

O evento mal acabou e alguns sites estrangeiros já estão fazendo algumas reviews dos celulares novos, dentre eles os portais The Verge e Tech Radar. Entre algumas possíveis divergências, ambos concordam que os novos smartphones da OnePlus são flagships que servem de boa alternativa para os modelos top de linha da Samsung.

Lançamento no mercado
Cores do OnePlus 9

As três cores do OnePlus 9 (Divulgação/OnePlus)

Os celulares da linha OnePlus 9 já estão em pré-venda no site oficial da marca. A versão OnePlus 9 está disponível nas cores Arctic Sky, Astral Black e Winter Mist e com duas configurações de memória: 8/126 e 12/256 GB para RAM e armazenamento. A versão com configurações menores sairá por 629 libras (R$ 4761 aproximadamente).

Imagem das cores do OnePlus 9 Pro

Três cores do OnePlus 9 Pro (Divulgação/OnePlus)

Já a versão OnePlus 9 Pro terá as cores Pinus Green, Morning Mist e Stellar Black, com as mesmas configurações de memória. O modelo de 8GB de RAM e 126 GB de armazenamento sairá por 829 libras (R$ 6275 aproximadamente).

Além da linha 9, a OnePlus apresentou hoje o OnePlus 9R, exclusivo do mercado da Índia. Saiba tudo sobre ele aqui no Vida Celular