A Samsung divulgou um artigo explicando qual o segredo da IA para processar imagens no Galaxy S21. O conceito é adicionar recursos de uma câmera profissional de maneira automática nas fotos tiradas pelo S21 quando a função está ativa. Para isso, um sistema de reconhecimento facial identifica os rostos assim que a imagem é capturada. Em poucos segundos, o programa adiciona melhorias na foto.
Mas o que exatamente seriam essas “melhorias”? Bom, de acordo com o texto divulgado pela empresa “os aprimoramentos naturais incluem realçar os detalhes no cabelo, olhos e características faciais dos objetos e criar tons de pele com aparência mais natural em qualquer ambiente. Os resultados são fotos instantaneamente compartilháveis que não parecem excessivamente editadas ”.
Uma outra novidade revelada é que a IA das câmeras do Galaxy S21 também funciona em apps de terceiros, para que seja possível aproveitar seus recursos de fotos diretamente em redes sociais.
Além do básico
A Samsung explica que o Modo Retrato de seu sistema de câmeras ajuda a pessoas que não estão acostumadas a focarem em objetos e pessoas. Basicamente, após registrada, a foto passa por uma análise da IA e uma série de recursos de edição são liberados como desfocar o fundo, focar em uma cor, ajustas as cores e etc.
Isso é feito através de uma mapa tridimensional criado pelas câmeras. Esse mapa divide a fotografia em camadas e na hora de editar é possível escolher onde o foco deve ficar em cada uma dessas camadas. A IA ajuda simulando qual a melhor maneira de fazer isso e ajustando a profundidade.
No mesmo esquema dos mapas, a IA do Galaxy S21 ainda é capaz de a melhorar a resolução das fotos e refinar os detalhes das partes internas do objeto. Todos esse processos acontecem ao mesmo tempo e, segundo a Samsung, leva cerca de três segundos.