Depois do Facebook se manifestar a respeito do desenvolvimento de canais de áudio nos seus apps, e do Twitter implementar o Spaces, é a vez do Discord se “inspirar” no Clubhouse. A ferramenta de chat preferida dos gamers pode estar tramando algo parecido com o app da vez. Ainda que — por enquanto — internamente.
O Clubhouse, para quem não sabe, é uma verdadeira febre iniciada nos últimos meses, disponível atualmente apenas para iPhone e iPad, através de convites. Na rede social a comunicação é feita por salas de áudio, nada de imagens ou textos. Esse tipo de ferramenta parece ter caído no gosto popular principalmente de usuários jovens, e por isso outras redes sociais já correram atrás de recursos parecidos para não verem uma migração massiva no futuro, principalmente quando o app chegar ao Android.
Dito isto, um usuário do Reddit observou que seu aplicativo passou a apresentar uma nova opção de criação de salas. Até então as opções eram canais de texto, voz, e de anúncios, sendo que os canais de voz eram salas pequenas e específicas voltadas para pequenos grupos de usuários. O novo menu Stage Channel sugere na sua descrição que se trata mesmo do Clubhouse do Discord. Seria uma opção para largas audiências, e nesses espaços os convidados poderiam solicitar a participação por voz para um administrador. Além disso, por padrão alguns usuários poderiam ter o poder de falar livremente.
Mesmo assim, o usuário do Reddit que recebeu essa atualização disse não ser capaz de gerar uma sala do tipo ainda. É provável que o Discord ainda esteja lapidando o seu próprio Clubhouse antes de lançá-lo, e nesse caso apenas deixou escapar uma versão de testes que não deveria ter sido distribuída para o usuário comum. Seja como for, o primeiro semestre de 2021 está cheio de novidades que trazem novos ares para as redes sociais, em uma espécie de guerra fria entre elas, na qual o usuário tende a ser beneficiado com mais recursos para permanecer nelas — ou migrar para uma nova.
Via XDA Developers
Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels