Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O pequeno e útil app Google Go alcançou 500 milhões de downloads. Limitado inicialmente ao Android Go, versão simplificada do sistema operacional, no segundo semestre de 2019, o app de buscas foi expandido e chegou para todos os usuários na Play Store. No final daquele mesmo ano, o Google Go já tinha alcançado 100 milhões de downloads.

Possuindo apenas 7 MB, o buscador permite um uso muito menor de espaço e exige muito menos da memória dos celulares onde está instalado. O que é ideal para dispositivos mais simples e modestos. As pesquisas feitas no app, por exemplo, são otimizadas para pouparem até 40% de dados. O Google Go também é uma boa alternativa quando há uma conexão mais difícil do celular com a internet.

publicidade

O sucesso dessa versão mais simplificada pode ser constatado no número de downloads e na avaliação do app na Play Store, que alcança nota de 4,3 de 5 possível. Os comentários na página do Google Go na loja também dão o tom de satisfação dos usuários, que apontam para a rapidez nas buscas e na agilidade para carregar. Além, claro, da baixa ocupação da memória e do espaço dentro do aparelho.

Google Lens e leitura em voz alta

Ainda que seja bem mais simples que o Chrome, que tem 130 MB de tamanho e 5 bilhões de downloads contra os 500 milhões do Google Go, o app permite uma forma bem básica de buscas que pode ser o necessário para muitas pessoas. Vai da exigência do usuário e de suas necessidades com relação ao aparelho que ele tem em mãos. O Go oferece pesquisa por voz, imagens, GIFs, tradução, informações sobre o clima e sobre o coronavírus.

Uma das funções bem interessantes que já vêm no app é o Google Lens (que aparece como câmera tradutora, em português). Você tira uma foto de um texto em outra língua e a ferramenta traduz automaticamente. Há também a leitura em voz alta de uma página, onde a voz do Google faz a leitura do conteúdo e, como o campo de buscas fica na parte de baixo, é outro diferencial que pode ser interessante no uso do Google Go com as mãos. Por fim, há uma lista de vídeos curtos, com média de 30 segundos de duração, no topo da tela na abertura do Google Go quando você instala, com tutoriais sobre usos do app.

Via 9to5Google e Android Police

publicidade

Imagem: Simon/Pixabay/CC