Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O recurso HDR (High Dynamic Range) é um truque que permite ao usuário produzir fotos mais nítidas. Funciona quando a câmera ou a iluminação não são lá essas coisas, mas também embeleza fotos menos que ideais. A boa notícia é que, agora, o Google disponibilizou esse recurso, antes encontrado só em intermediários e tops de linha, para quem tem celular de entrada, ou mais antigos. Isso foi feito com o app Google Camera Go ganhando HDR.

Para entender o que essa melhora significa, é melhor começar explicando o que é o Google Camera Go. Lançado há cerca de dois meses no mercado, o Camera Go é um aplicativo para dispositivos Android menos potentes, mas que rodam o Android GO Edition (versão mais leve do Android 10). E o que o Camera Go faz que vai ficar melhor com o recurso HDR?

O Camera Go promete transformar até mesmo os celulares mais básicos em boas câmeras fotográficas e filmadoras. Entre os recursos, testados em matéria publicada pelo Olhar Digital à época do lançamento, destacam-se a facilidade para manter as cores mais fiéis, sem saturá-las. O app também permite ao usuário saber quantas fotos é possível tirar e armazenar no smartphone ou quantos minutos de vídeo estão disponíveis sem que ele precise liberar espaço. Além disso, o aplicativo disponibiliza o “modo noturno” para as câmeras de celulares de entrada, recurso bastante útil para quem não dispensa um bom clique.

publicidade
Como vai funcionar o Camera GO que ganha função HDR

Depois de receber o modo noturno em meados de outubro, agora, o celular de entrada apresentará uma evolução ainda maior, pois o usuário ganha, por meio do HDR, um meio de fazer fotos ainda mais competentes para aumentar a popularidade nas redes sociais ou, quem sabe, descolar uma graninha extra fotografando produtos.

A explicação, após um teste prático realizado pelo site XDA Developers, esclareceu que, por meio do HDR presente no Camera Go, até um celular simples, como o Nokia 1.3 (que tem uma câmera simples de 8 megapixels) ganha uma forma de tirar melhor proveito dos algoritmos de fotografia presentes no Google.

A ideia da inserção do recurso HDR em todos os celulares que rodam o Android GO Edition e baixaram o app Camera Go é capturar fotos com “detalhes mais nítidos e cores mais ricas a qualquer hora do dia”. O Google deixa claro, no entanto, que o resultado das imagens pode ser diferente, dependendo do fabricante do smartphone que está utilizando o aplicativo.

O recurso permite, entre outras coisas, fazer fotos em modo retrato e aplicar efeitos de profundidade às imagens utilizando apenas o software. Os celulares intermediários e, principalmente, os flagships, têm lentes destinadas exclusivamente para esses efeitos, mas custam muito mais caro.

Via Android