Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O smartphone Nokia 8.3, primeiro do mundo com conectividade 5G global, foi lançado em setembro de 2020 e a HMD já está preparando seu sucessor. Um vazamento reportado pelo Nokia Power User indica algumas especificações do produto e revela que o nome deverá ser G10, já que a empresa mudou o modo como nomeia seus celulares.

Uma das primeiras especificações apontadas do Nokia G10 será seu processador. O vazamento revela que pode se tratar do Snapdragon 775. O chip, que ainda nem foi anunciado pela Qualcomm, pode ser parte dos processadores voltados para celulares gamers, o que pode confirmar o vazamento anterior sobre a possibilidade de um celular gamer da Nokia.

publicidade

O sucessor do Nokia 8.3 deve ter uma tela de 6,5 polegadas com resolução de QHD+ e a tecnologia PureDisplay V4. O celular também deve ter uma taxa de atualização de tela de 120Hz e bateria com 5000 mAh. Contudo, uma última novidade chama a atenção.

Pra quê tanta câmera?

O vazamento apontou que é provável que o Nokia G10 possa ter cinco câmeras, sendo seu sensor principal uma lente de 108 MP. É esperado que a lente seja um modelo fabricado pela Samsung. Mas, a questão maior é: por que cinco lentes traseiras?

É algo que a Nokia já havia usado num modelo anterior, o Nokia 9 Pureview, de 2019. Em celulares com quatro câmeras, o número serve para auxiliar o sensor principal conferindo zoom ótico, sensor de profundidade para efeitos de planos (inclusive o famoso bokeh, o desfoque de fundo) e outras coisas.

Mas, o aumento do número de câmeras parece ser mais uma estratégia de marketing. Pra quê o mercado iria querer mais um celular gamer intermediário igual a todos os outros? Um modelo com 5 lentes, não é novidade para a Nokia, mas ainda soa novidade para o setor. Já houve, inclusive, empresas tentando patentear um modelo que carregaria 8 câmeras, sem explicar muito o motivo disso tudo.

publicidade

Seria uma agradável surpresa se, no lançamento oficial, a HMD revelasse uma utilidade inovadora para as cinco lentes, que estivesse ligada com a experiência de jogo. Isso veremos quando o celular for lançado.

Via My Smart Price

A imagem é do Nokia 9 PureView