Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Adeus, imagem comprimida: uma atualização do Twitter permite que os usuários visualizem e enviem imagens e vídeos em resolução 4K pelo seu celular. O recurso estava em fase de testes na versão beta do app para Android, mas já está funcionando para o público geral e deve estar totalmente disponível em até duas semanas.

publicidade
Imagens 4K no Twitter: o passo a passo

Para ativá-lo, tudo o que é necessário é mexer algumas configurações. Primeiro, o usuário deve abrir o app no seu smartphone e clicar na aba “Configurações” do aplicativo (aquela das três listras, no canto superior esquerdo). Lá, é só clicar em “Apps e privacidade” e “Uso de Dados”. Pouco abaixo, estarão as opções de conteúdo de alta qualidade.

Prints de tela do Twitter

Imagem: Reprodução (Vida Celular/Twitter)

Assim como na versão de testes, o usuário poderá configurar quais são os conteúdos que visualizará em 4K no Twitter – sendo ele vídeo ou imagem. As opções também permitem testar quando que os materiais serão carregados em alta qualidade ou não, com os modos “Sempre”, “Somente Wi-Fi” ou o padrão, “Nunca”.

Prints de tela do Twitter

Imagem: Reprodução (Vida Celular/Twitter)

É bom lembrar que, mesmo que seu dispositivo não tenha uma tela capaz de reproduzir imagens 4K, esta função no Twitter ainda carregará as imagens de melhor definição possível. Por padrão, a rede social apenas carregava as imagens de melhor qualidade no modo galeria, quando o usuário clica nela. Com o recurso ativado, o conteúdo já é carregado na melhor qualidade possível na própria timeline.

Mudança para corrigir erros passados

A equipe de design de usabilidade do Twitter anunciou hoje (12/03), em uma conversa no Spaces, que a mudança de imagens para 4K é tanto preparação para conteúdo exclusivo de qualidade quanto correção dos erros do passado. Anteriormente, a plataforma exibia completamente apenas imagens com a proporção padrão de tela (4:3). Imagens fora deste padrão apareciam cortadas, com um algoritmo determinando a parte de maior destaque. A exibição só era completa quando o usuário clicava na imagem.

O uso de machine learning revelou um problema: o algoritmo não enquadrava corretamente pessoas negras por conta das mecânicas de detecção de contraste. Para corrigir isso, o Twitter inicialmente queria aplicar um corte definido por usuário, mas mudou a opção para não dar “mais trabalho” para usuários.

Após as reclamações, a equipe de design de usabilidade do Twitter adotou maiores proporções de exibição de imagens e exibição em maior qualidade, abandonando completamente o algoritmo de foco. Agora, os cortes ocorrem nas proporções padrão ou 2:1 – a partir do meio da foto. A equipe está pensando em tweets multi-imagem (álbuns) no futuro, mas no momento estão focando em tweets de imagem única.

Via Android Central

Imagem: freepik.com