Adeus, imagem comprimida: uma atualização do Twitter permite que os usuários visualizem e enviem imagens e vídeos em resolução 4K pelo seu celular. O recurso estava em fase de testes na versão beta do app para Android, mas já está funcionando para o público geral e deve estar totalmente disponível em até duas semanas.
Uma imagem vale mais do que mil palavras, né!?
Por isso estamos testando (no Android e iOS) uma nova forma de visualização das mídias.
A imagem publicada vai ficar igual a de quando você estiver montando seu Tweet! Maior e melhor! https://t.co/1ipGDBlHGr
— Twitter Brasil em 🏠 (@TwitterBrasil) March 10, 2021
Imagens 4K no Twitter: o passo a passo
Para ativá-lo, tudo o que é necessário é mexer algumas configurações. Primeiro, o usuário deve abrir o app no seu smartphone e clicar na aba “Configurações” do aplicativo (aquela das três listras, no canto superior esquerdo). Lá, é só clicar em “Apps e privacidade” e “Uso de Dados”. Pouco abaixo, estarão as opções de conteúdo de alta qualidade.
Assim como na versão de testes, o usuário poderá configurar quais são os conteúdos que visualizará em 4K no Twitter – sendo ele vídeo ou imagem. As opções também permitem testar quando que os materiais serão carregados em alta qualidade ou não, com os modos “Sempre”, “Somente Wi-Fi” ou o padrão, “Nunca”.
É bom lembrar que, mesmo que seu dispositivo não tenha uma tela capaz de reproduzir imagens 4K, esta função no Twitter ainda carregará as imagens de melhor definição possível. Por padrão, a rede social apenas carregava as imagens de melhor qualidade no modo galeria, quando o usuário clica nela. Com o recurso ativado, o conteúdo já é carregado na melhor qualidade possível na própria timeline.
Mudança para corrigir erros passados
A equipe de design de usabilidade do Twitter anunciou hoje (12/03), em uma conversa no Spaces, que a mudança de imagens para 4K é tanto preparação para conteúdo exclusivo de qualidade quanto correção dos erros do passado. Anteriormente, a plataforma exibia completamente apenas imagens com a proporção padrão de tela (4:3). Imagens fora deste padrão apareciam cortadas, com um algoritmo determinando a parte de maior destaque. A exibição só era completa quando o usuário clicava na imagem.
O uso de machine learning revelou um problema: o algoritmo não enquadrava corretamente pessoas negras por conta das mecânicas de detecção de contraste. Para corrigir isso, o Twitter inicialmente queria aplicar um corte definido por usuário, mas mudou a opção para não dar “mais trabalho” para usuários.
Após as reclamações, a equipe de design de usabilidade do Twitter adotou maiores proporções de exibição de imagens e exibição em maior qualidade, abandonando completamente o algoritmo de foco. Agora, os cortes ocorrem nas proporções padrão ou 2:1 – a partir do meio da foto. A equipe está pensando em tweets multi-imagem (álbuns) no futuro, mas no momento estão focando em tweets de imagem única.
Via Android Central
Imagem: freepik.com