Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Uma grande atualização está a caminho do Android, e ela promete, entre outras coisas, avisar ao usuário sobre senhas vazadas. Esse é um recurso que já existe, por exemplo, no Chrome, mas que adicionado ao nível de sistema no SO facilitará a vida de todos os que não usam o navegador oficial da gigante de buscas.

As novidades do Google foram reveladas no blog da companhia hoje (23/02) e não se preocupe: elas serão implementadas antes do Android 12. O novo gerenciamento de senhas, que verifica se suas credenciais foram publicadas em bancos de dados consultados pela companhia, chegará até mesmo para o Android 9 Pie em algum momento. Ao utilizar um aplicativo para o qual o Google tenha senhas suas salvas, uma janela pop-up poderá surgir alertando para o perigo de permanecer com as credenciais atuais. A partir dessa interface será possível ainda ir diretamente para o gerenciador de senhas, que apresentará um panorama de senhas seguras e expostas.

publicidade
Agendamento de mensagens e acessibilidade

Além disso, será possível agendar o envio de mensagens de texto. Alguns apps de terceiros já implementam a função, mas ter o recurso de forma nativa é interessante para a grande maioria. Com o app atualizado na Play Store, o usuário poderá segurar o botão de envio para acessar opções adicionais, permitindo adicionar o SMS a uma fila para ser liberado em um horário específico.

Outra novidade, para smartphones Pixel e Samsung Galaxy (com One UI 3), é a chegada de recursos gestuais novos para o TalkBack. A ferramenta de acessibilidade chega à sua versão 9.1, já disponível na Play Store, com novas opções envolvendo gestos com dois ou mais dedos. A personalização de gestos pode ser designada para 25 opções de respostas por voz, agora incluindo, por exemplo, apenas a leitura de manchetes, palavra por palavra, ou ainda caractere por caractere. Além disso, o teclado em braile foi atualizado para trabalhar com os idiomas espanhol e árabe.

Mapas no escuro, e fazendo mais com a voz

Mostrando que essa é uma atualização para o Android que vai muito além de alertar o usuário sobre senhas vazadas, o Google trouxe também o tema escuro para o Mapas. Muitos apps da suíte da empresa de buscas já contavam com essa opção, como o Gmail. Como sempre a atualização de softwares da companhia envolve liberação gradual, então os interessados no tema escuro do serviço de navegação GPS deverão ficar atentos nos próximos dias nas configurações do aplicativo.

Da mesma forma, o Google Assistente também recebe novidades. Quando o usuário configurar o seu celular para receber resultados personalizados na tela de bloqueio, o serviço permitirá que mais possa ser feito apenas com voz, algo bem popular atualmente no Brasil. Por exemplo, o usuário poderá pedir a execução de uma playlist do Spotify, ou então solicitar informações sobre clima, agendar um alarme, e outros.

publicidade
Android Auto

Por último — mas não menos importante — o Android Auto ganha uma poderosa atualização que permitirá o uso de multi-janela em displays maiores. Como um todo, o sistema automotivo passa a contar com integração maior com o Google Assistente, permitindo o acesso a funções como quiz e outros jogos falados, além da obtenção de informações úteis na estrada a partir de voz, como clima ou ajustes do ar-condicionado automotivo.

Carros compatíveis com o Android Auto também se beneficiarão de novos wallpapers e um novo atalho para contatos na tela principal do aplicativo, que receberá essa atualização em aparelhos que rodam o Android 6 Marshmallow ou superior. Essa atualização será liberada nos próximos dias.

Assim, antes mesmo de lançar o Android 12, o Google entrega uma interessante atualização de recursos que envolve alertas para senhas vazadas, mais conforto para o app de mapas, acessibilidade aprimorada, novas opções para quem gosta de tecnologia por voz, e sem esquecer do seu sistema para automotivos. Em todo caso, vale lembrar que a próxima versão do SO chega em algum momento do segundo semestre, possivelmente com uma nova interface global.