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Uma startup pouco conhecida, mas relevante dentro do público para o qual é feita, está recebendo milhões de dólares em investimentos. A WeFarm, rede que, como o nome indica, é voltada para fazendeiros e agricultores, está construindo seu aplicativo próprio, para aumentar suas funcionalidades.

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A startup levantou fundos para expandir as operações do projeto e conseguiu um investimento de cerca de US$ 11 milhões. Agora, a plataforma conta com cerca de 2,5 milhões de usuários. O objetivo do WeFarm é conectar pequenos agricultores em uma rede de auxílio, onde podem compartilhar seu progresso, ideias para melhorar a produção e ainda comprar e vender itens. Outro destaque é que, ao contrário de outras startups que são primeiro voltadas para o público dos Estados Unidos antes de ganharem o mundo, essa tem como principal público justamente países em desenvolvimento.

Não atoa que, apesar de ter sua sede em Londres, a maior parte dos usuários do WeFarm estão em países da África. O atual financiamento é uma continuação do feito em 2019, quatro anos após a empresa ter sido fundada. Na época, a companhia conseguiu US$ 13 milhões com investidores.

A principal dificuldade em criar uma rede social para esse público é justamente o acesso a internet, já que muitas dessas localidades ficam em regiões remotas. Pensando nisso, a plataforma possui um modelo de interação via SMS, que pode ser usado mesmo por quem não tem nenhum tipo de acesso a internet. De acordo com dados divulgados pela empresa, pelo menos 37 milhões de conversas entre agricultores já foram feitas pelo serviço de SMS pela rede WeFarm.

Expansão do serviço

O foco da nova rodada de negociações é conseguir dinheiro para lançar oficialmente um aplicativo, que atualmente está em beta. Isso também envolve negociações com empresas de telefonia para reduzir os custos do consumo de dados na plataforma e permitir o uso por um maior número de agricultores.

“O grande passo que estamos dando é passar do SMS para um serviço digital baseado em aplicativos, que removerá a barreira digital”, explicou Kenny Ewan, fundador e CEO da Wefarm em entrevista ao TechCrunch. “Nós comparamos isso com a mudança do envio de DVDs pelo correio para streaming de vídeo online. Achamos que é o momento certo e acreditamos que pode nos levar à marca de 100 milhões de usuários”, completou ainda. “As áreas que a Wefarm está considerando desenvolver nos próximos dois anos são se isso pode ajudar a fornecer mais informações sobre modelos de negócios mais viáveis, modelos de preços e mais dados sobre aspectos específicos, como períodos de amadurecimento”, finalizou.

Um dos investidores também comentou sobre os rumos do projeto.“Ao construir uma rede altamente engajada de milhões de pequenos agricultores, a WeFarm criou uma plataforma poderosa que fornece maior acesso a conhecimentos e informações vitais, o que permite aos agricultores desbloquear um maior potencial econômico de suas terras”, disse Kamran Adle.

Via TechCrunch