Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

As sanções dos Estados Unidos contra a Huawei forçaram a fabricante chinesa a desenvolver um sistema operacional próprio, e o HarmonyOS deverá ser visto em primeira mão no P50, que deverá chegar ao mercado sem o Android pré-instalado. Uma postagem no Weibo, principal rede social da China, confirmou que a fabricante terminou o período de testes Beta 2 e está avançando para o Beta 3.

Yu Chengdong, um dos principais executivos da Huawei, não afirmou com todas as letras que o P50 será lançado sem Android, mas deixou claro que a incorporação do HarmonyOS como substituto do sistema operacional do Google está bem encaminhada e o P50, não sendo o primeiro telefone a utilizar esse sistema, será o primeiro a vir com ele pré-instalado de fábrica. A única outra opção seria um celular com dual boot, o que seria uma novidade um tanto implausível.

publicidade
Apps próprios, o próximo passo

Para um telefone sair de fábrica sem Android, outras funcionalidades ligadas ao sistema do Google também precisam ser substituídas. E é isso o que a Huawei está fazendo antes de colocar o P50 no mercado. A fabricante está expandindo a linha de apps alternativos Petal, que teve início com o buscador Petal Search e também já conta com o Petal Maps e o Petal Docs.

De acordo com as últimas informações vazadas a respeito do P50, além de ser o primeiro smartphone da marca a vir sem Android instalado, o flagship da Huawei contará com outras funcionalidades Petal, incluindo o Petal Assistant, o Petal Keyboard (teclado) e o Petal Vision, que seria um aplicativo de realidade aumentada em fase final de desenvolvimento.

Há cerca de um mês, o jornalista Ron Amadeu, do site Ars Technica, testou a segunda versão beta do HarmonyOS, sistema operacional desenvolvido pela Huawei, e rotulou a experiência com certo desapontamento. De acordo com o especialista, o sistema operacional seria uma espécie de “gambiarra do Android”. Resta esperar o lançamento do P50, projetado para o fim de março, para ver se a “gambiarra” fará o telefone melhor ou pior do que os antecessores, mesmo sem Android.

Via GSM Arena e Gizchina

publicidade

Imagem: LetsGoDigital