Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O Apple Pay surgiu como uma maneira mais simples de fazer compras com iPhone, iPad, Mac, ou Apple Watch. O sistema de pagamento por aproximação se tornou uma alternativa recorrente por conta da pandemia. Esta função pode facilitar a vida dos usuários, que através do recurso, podem efetuar pagamentos com cartão de crédito ou débito com maior facilidade e segurança, apenas com autenticação por Touch ID, Face ID ou uma senha.

Aceito em mais de um milhão de locais no Brasil, segundo a Apple, o Apple Pay pode ser utilizado em restaurantes, lojas, padarias, mercados, postos de gasolina, entre outros diversos estabelecimentos. Da mesma forma, também é possível utilizá-lo para fazer compras online através do Safari no iPhone, iPad ou Mac, com a facilidade de não necessitar preencher formulários.

publicidade

Confira abaixo uma breve visão geral sobre como configurar e utilizar o Apple Pay.

Como configurar no iOS
  1. Para configurar o Apple Pay em um iPhone ou iPad, primeiro verifique se seu dispositivo está na versão mais recente do iOS em Ajustes> Geral> Atualização de Software. Você também deve estar conectado ao iCloud com seu ID Apple.
  2. Abra o aplicativo Wallet, que já vem instalado no iOS, caso você não o tenha, é possível baixá-lo na Apple Store.
  3. Toque em Adicionar cartão ou no sinal de “+” no canto superior direito.
  4. Digitalize um cartão de crédito ou débito para carregar todas as informações relevantes ou insira os detalhes manualmente.
  5. Seu banco pode exigir algum tipo de autorização, portanto, verifique se você recebeu instruções adicionais por e-mail ou SMS.
  6. Quando o banco liberar seu cartão para uso no Apple Pay, toque em Avançar no aplicativo Apple Wallet.
  7. Você também pode ativar ou desativar o Apple Pay Cash. Uma configuração para ativar 

permite que você escolha qual cartão será cobrado antes de colocar seu dispositivo perto de um leitor,

tocando duas vezes no botão lateral ou inicial.

Como configurar no Apple Watch
  1. Abra o aplicativo Apple Watch no seu dispositivo iOS.
  2. Vá para Meu relógio e selecione o seu relógio.
  3. Selecione Wallet e Apple Pay.
  4. A partir disso, o passo a passo é semelhante às configurações citadas acima do Apple Pay em um dispositivo iOS. Após a conclusão das etapas, você poderá efetuar pagamentos utilizando o Apple Watch com apenas um toque, mesmo se não estiver com seu celular.
Como configurar no macOS
  1. Para configurar o Apple Pay em um Mac, você precisa de um dispositivo com Touch ID compatível conectado via Bluetooth.
  2. Acesse Preferências do Sistema > Wallet e Apple Pay.
  3. Clique em Adicionar Cartão. Siga as etapas para adicionar um novo cartão.
  4. Clique em Seguinte e aguarde a validação de seu banco. Após a autorização, o recurso já estará disponível para utilização.
Como configurar no iPad
  1. Acesse Ajustes> Wallet e Apple Pay.
  2. Clique em Adicionar Cartão
  3. Siga as etapas para adicionar o cartão.
  4. Clique em Seguinte e aguarde a validação de seu banco e comece a utilizar o recurso.
Como usar o Apple Pay

Existem diferentes maneiras de utilizar o Apple Pay, além do Apple Pay Cash. As instruções podem diferir, dependendo de onde você está.

publicidade
Pagamento em lojas

Para utilizar o Apple Pay para um pagamento sem contato, aguarde o estabelecimento confirmar a compra.

Mova o dispositivo para perto do leitor. A tela de pagamento do aplicativo Wallet aparece automaticamente quando detecta o leitor, exceto para Apple Watch, que é preciso tocar duas vezes no botão lateral. Se necessário, mantenha seu dedo levemente no botão home para o Touch ID, olhe para a câmera para validação do Face ID ou digite sua senha. Você ouvirá um tom de áudio ou sentirá uma vibração e verá a palavra “Concluído” quando a transação for concluída.

Pagamento no Safari

Apple Pay no Safari

Se você está utilizando o Safari em um Mac ou iPhone, é possível encontrar sites que permitem o pagamento com o Apple Pay. Com dispositivos móveis, você segue as mesmas instruções que faria para pagar no aplicativo.

Para efetuar um pagamento em Mac com Touch ID, clique no botão Apple Pay. Selecione o cartão que desejar e siga os passos direcionados pela Touch Bar.

Afinal, é seguro?

Assim como o Google Pay, o Apple Pay possui requisitos de autenticação, como Face ID, Touch ID ou uma senha, o que torna a experiência muito mais segura. O recomendado é optar pelas opções de Face ID ou Touch ID, visto que uma senha pode acabar vazando ou sendo descoberta em alguma circunstância.

Mas se você está preocupado com a segurança do recurso, é importante revisar a declaração da Apple sobre segurança e privacidade do Apple Pay.