A startup Jovens Gênios criou um app que utiliza inteligência artificial e um esquema de gameficação para auxiliar as pessoas no estudo remoto. De acordo com a empresa, o objetivo do app é fazer com que a experiência de estudo à distância seja lúdica, assimilável e divertida.
Para atingir esse objetivo, são utilizadas metodologias de ensino baseadas no framework Octalysis, um sistema em que um conteúdo é fracionado em partes que misturam explicações com exercícios, tornando o processo mais instigante para o usuário.
O App da Jovens Gênios, no entanto, ainda não está disponível para Android ou iOS. O serviço é oferecido para escolas da rede pública e privada, de modo que acessar ao conteúdo, é necessário aos pais ou alunos se conectarem ao site oficial da Edtech, efetuando o cadastro de acordo com as orientações adotadas pelo colégio que aderiu à plataforma.
Além disso, o app de estudo remoto também conta com uma área gratuita de capacitação de professores, dedicada a popularização de metodologias híbridas e o desenvolvimento de alunos em meio à pandemia.
Inovação & ensino
A pandemia da Covid-19 foi a principal motivação para que as Big Techs investirem ainda mais no segmento da educação. Além de iniciativas nacionais como o app da Jovens Gênios, no último ano, empresas como a Microsoft, Samsung e Google trouxeram grandes avanços no campo do estudo remoto.
Entre as principais, estão o desenvolvimento de novos recursos para o Teams e o G-Suite, além de parcerias da Samsung com algumas das principais universidades do Brasil para a divulgação de cursos online gratuitos.
Imagem: Wes Hicks/Unsplash