AplicativosDicasSaiba quais documentos possuem versões para celular e como usar

Lucas Soares1 semana atrás11 min

Já passou por aquela situação de precisar de um documento e ter esquecido ele em casa? Esse é um problema, em boa parte, do passado – mas muita gente não sabe ainda. Muitos documentos hoje já podem ser acessados diretamente pelo celular, de maneira oficial, sem precisar da versão impressa.

Apesar disso, existem algumas regras, locais que aceitam os documentos digitais e outros que não aceitam e versões que servem apenas para algumas funções específicas. Vamos explicar como funciona cada um deles.

CNH
Saiba quais documentos possuem versões para celular e como usar
Imagem: Detran

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por si só já é bastante útil, em um único documento você une o RG e o CPF, além da própria autorização de direção. Por tanto muita gente acaba andando com a CNH e deixando o RG e o CPF em casa. Nem precisa: hoje em dia já existe a CNH Digital, a versão do documento feita para o celular foi a primeira desse estilo aprovada pelo governo federal e válida para todo o Brasil.

Atualmente todo o processo pode ser feito de maneira inteiramente online (no começo era necessário confirmar pessoalmente no Detran), basta baixar o aplicativo e fazer a autentificarão. O sistema ainda pode utilizar um QR Code para a validação caso o aparelho esteja offiline. Por medida de segurança, apenas um dispositivo pode estar vinculado ao documento.

Contar quais são os documentos oficiais que podemos acessar pelo celular e quais as vantagens disso. Como proteger os dados em caso de roubo ou perda do aparelho. Android iOS

Título de eleitor (e-Título)
Saiba quais documentos possuem versões para celular e como usar
Imagem: TSE

As eleições municipais de 2020 contaram com uma novidade, o e-Título. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral Brasileira, a novidade substitui o documento físico em um aplicativo. Nele é possível verificar o local de prova e validar no local de votação.

A vantagem é que ele dispensa completamente a necessidade do Título de eleitor ou de qualquer outro documento com foto. Apesar disso, em seu primeiro ano de testes, o app apresentou certa instabilidade no primeiro turno e muitos usuários tiveram problemas para conseguir as informações nele. No segundo ele não pôde ser baixado no dia da eleição. Lembrando que o documento digital ainda serve para justificar o voto e emitir o certificado de quitação eleitoral. Android iOS

Carteira de Trabalho
Saiba quais documentos possuem versões para celular e como usar
Imagem: Ministério do Trabalho

Lembra que comentamos que alguns documentos funcionam de forma parcial? Esse é o caso da Carteira de Trabalho Digital. O documento virtual reúne as informações da Carteira de Trabalho e Previdência Social no celular, mas não substitui completamente a impressa.

Isso porque os registros de trabalho ainda precisam ser anotados e confirmados na versão de papel do documento, apenas depois são registrados no sistema e passam a valer na versão eletrônica. A intenção é que a nova modalidade seja principalmente para verificar o status do contrato e a situação do PIS/Pasep. Android iOS

RG Digital SP
Saiba quais documentos possuem versões para celular e como usar
Imagem: Governo de São Paulo

Bom, essa versão ainda não pode ser usada no Brasil inteiro e foi lançada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. Basicamente ao baixar o aplicativo você tira uma foto de seu RG físico, para autenticar ele, ainda é feito o reconhecimento facial de forma parecida com os outros documentos no celular. Depois disso o RG Digital pode ser usado para substituir a versão física, mas apenas em órgãos do estado de São Paulo. Android iOS

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital)
Saiba quais documentos possuem versões para celular e como usar
Imagem: Detran

Complementando a CNH digital existe ainda o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), basicamente a versão digital do documento do carro ou qualquer outro veículo com registro no Detran.

Sabe aquela história de sempre carregar o documento quando sair do carro pois, bom, se ele for roubado pode ser melhor estar com ele, agora isso tem uma solução no seu celular. Ele não substitui a versão impressa do documento, mas pode ser usada para consultas e também apresentada caso solicitada em blitz e outras situações.

Você ainda pode usar um QR Code ou uma assinatura digital para valida e ainda baixar um PDF. Só o titular pode emitir a versão digital de um ou mais veículos, mas ela pode ser compartilhada com até cinco pessoas. Android iOS.