AplicativosAdobe libera colaboração de documentos no Photoshop e outros apps no Mac e iOS

Felipe Marsola Monteiro3 semanas atrás4 min

A Adobe lançou hoje (09/02) uma atualização de seus programas de edição e criação Photoshop, Illustrator e Fresco, que permite colaboração no Mac e iOS. O recurso se chama Invite to Edit e deve permitir que usuários trabalhem sobre o mesmo documento, um de cada vez. Inclusive, seu mais recente app chamado Fresco também recebeu a atualização de trabalho colaborativo.

Para utilizar a ferramenta de colaboração no Photoshop no Mac e iOS, é preciso que o documento no formato PSD seja hospedado na nuvem por meio do app Creative Cloud para desktop ou por esse site. Então, ao abrir o documento em algum dos softwares da Adobe, basta clicar no ícone que deve ficar no canto superior direito, inserir o email da pessoa que irá colaborar no projeto e pronto. Assim que fechar o arquivo, o seu parceiro de trabalho já poderá realizar as alterações dele sobre a arte.

Sincronizando as predefinições no Mac

E não foi só a novidade de colaboração no Photoshop e outros apps que a Adobe trouxe ao mundo. Outra ferramenta liberada na atualização de hoje foi o Preset Sync, que permite sincronizar predefinições do designer para serem acessadas seja onde for. Isso significa que os pincéis, amostras, gradientes, padrões, estilos, formas e mais serão acessados em qualquer computador Mac ou Windows que possua a atualização. Para isso, o usuário precisa ir nas configurações do software e ativar o recurso Sincronizar Predefinições.

Se você costuma usar os programas de edição e criação da Adobe no iPad, fique tranquilo. A empresa fez o anúncio em seu  release de que a atualização de sincronização deve chegar em pouco tempo ao dispositivo. Gostou da ideia de colaboração no Photoshop, Illustrator e Fresco no Mac e no iOS? É só fazer o download na App Store.

Via Apple Insider