AplicativosDicasNova Zona Azul em SP: o que muda e como usar?

Lucas Soares2 semanas atrás6 min

A cidade de São Paulo passou por uma grande mudança no sistema da Zona Azul na última segunda-feira (15). A Estapar começou a administrar o novo sistema em novembro de 2020 e agora é a única empresa autorizada a vender os créditos de estacionamento.

A compra e ativação de créditos no Cartão Azul Digital é feita pelo aplicativo Estapar Nova Zona Azul-SP, no site oficial, ou pelos postos credenciados no comércio local.

Se você possui um Cartão Azul Digital em outro aplicativo, é necessário fazer um cadastro no Estapar Nova Zona Azul-SP, em até 48 horas após o cadastro você pode consultar seu Histórico dentro do Menu. Ali você vai conseguir fazer a transferência do seu cartão. A Estapar garante que está trabalhando com as empresas terceirizadas para realizar a transferência desses créditos até o dia 28 de fevereiro. Até lá, você ainda pode usar os créditos restantes nos apps antigos, mas para comprar mais, apenas no novo.

Novo sistema

Lembra daqueles carnês que dava para comprar na banca de jornal? Eles também não existem mais, mas nesse caso a mudança não é de agora. Desde 2017 São Paulo passou a adotar um sistema digital, com vários aplicativo. Agora, é tudo somente no Estapar Nova Zona Azul-SP.

Com o novo app você ainda tem algumas novidades que não estavam presentes em todos os aplicativos antigos que vendiam créditos, como a possibilidade de visualizar em mapa sua localização e o nível de ocupação das vagas em seu destino, o que ajuda na hora de escolher onde parar. Ainda existem alertas que avisam quando o tempo do seu saldo está acabando.

Lembrando que todos os outros aplicativos, mesmo o Vaga Inteligente, da própria Estapar, não vão mais vender créditos de zona azul. Caso você não tenha o app ou não queira usar cartão de crédito, você pode ir nos postos de venda credenciados e pagar em dinheiro. Neles não é necessário o app. Para encontrar um posto de venda, é só olhar no site da Estapar.

Mas como funciona a fiscalização no sistema digital? Bom quando você compra os créditos a placa do seu veículo fica registrada em um sistema e é dessa forma que os agentes sabem se você tem o direito de estacionar naquele local, sem a necessidade do papel no parabrisa.

Veja o passo a passo de como usar o novo app:
  1. Baixe o App Estapar Nova Zona Azul-SP na App Store ou no Google Play
  2. Confirme o local onde irá estacionar, selecione o tempo e escolha o meio de pagamento
  3. Registre um novo veículo e um cartão de crédito para fazer o pagamento
  4. Confirme a compra e as informações e o comprovante de ativação será exibido na tela

Imagem: Divulgação Estapar