Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Kroger Health acaba de produzir um teste para Covid-19 que faz basicamente tudo o que um kit de farmácia faz, só que deu um jeito de enfiar um app para iPhone no meio. A empresa, que é franquia da maior rede de supermercados dos Estados Unidos, aguarda a aprovação da FDA para comercializar o teste, que se encontra em falta no mercado.

O teste da Kroger funcionará praticamente igual aos testes de farmácia, só que faz um baita esforço para meter a necessidade de um app no meio da história. O programa usará a câmera do celular para fazer uma leitura das linhas exibidas no resultado com IA e determinar a resposta.

publicidade

A empresa alega que o exame apresenta uma precisão de 93% em casos positivos, e 99% em casos negativos, em comparação aos exames de PCR. A previsão é de que o teste será comercializado nos Estados Unidos via loja online e filiais da franquia.

Cadê a diferença?

Um exame de antígeno da Covid-19 funciona assim: os pacientes devem aplicar um cotonete esterilizado no nariz e no fundo da garganta. Após a coleta de fluidos, o usuário deve mergulhar o objeto num frasco com líquido, e despejar o líquido num objeto similar a um exame de gravidez. Depois de quinze a trinta minutos depois, o resultado está lá.

O resultado do exame rápido aparece numa tela com duas setas, C (de Controle) e T (de Teste). O primeiro índice avalia se o medidor funciona, enquanto o segundo detecta a presença do vírus ou não. Assim, tudo o que o teste da Kroger faz com o app exclusivo para iPhone é, basicamente, garantir que você não está vendo errado.

Ao que parece, esse é mais uma linha de esforços para usar a tecnologia para detectar a Covid-19. Desde o surgimento da pandemia, vimos aparelhos que fazem testes de exposição em máscaras e redes sociais usam IAs para identificar uma possível necessidade de internação em uma UTI. E, em uma realidade na qual smartwatches da Apple são capazes de detectar a Covid-19 antes dos sintomas visíveis, um teste por app está longe de ser o mais útil do pedaço.

publicidade

Via MacRumors e 9to5Mac

Imagem: Narvikk (iStock)