AndroidAplicativosNotíciasLG Virtoo pode rodar apps do celular no Windows 10

Filipe Salles3 semanas atrás6 min

O LG Virtoo é um aplicativo recente que permite fazer stream de apps de celulares Android para computadores com Windows 10. Apesar de não ser uma novidade, já que o app Seu Telefone do Windows 10 permite que o Galaxy S21 rode apps a partir do computador, o programa também possibilitará rodar certos aplicativos no computador, mas sem a necessidade que ele seja dessa linha da Samsung.

Pode parecer que estamos falando de um emulador, mas não é bem o caso. Um emulador apenas simula que é o seu celular, mas usa apenas o processamento do seu PC. Já o LG Virtoo permite transmitir o app que está rodando no seu celular para o computador com Windows 10, por meio de Bluetooth.

Como funciona o LG Virtoo?

No momento, apenas computadores e notebooks fabricados pela LG são capazes de usar o LG Virtoo para fazer stream de apps.

De acordo com uma tela compartilhada no Twitter pelo usuário italiano do serviço chamado Aggiornamenti Lumia, o usuário poderá acessar mandar o celular rodar aplicativos direto do computador, ao invés de apenas conferir notificações e mensagens.

tela mostrando espelhamento do lg virtoo para fazer stream de apps

Conferimos também as funcionalidades do LG Virtoo em suas páginas na Google Play e App Store, onde o aplicativo já se encontra disponível. Nelas, a equipe do app menciona ser possível trocar mensagens SMS direto pelo computador, acessar seus contatos do celular também no PC e espelhar a tela do seu celular.

Ainda que o LG Virtoo permite fazer stream de apps também no iPhone, ao que parece o aplicativo é compatível apenas com computadores Windows 10. Ou seja, é provável que ele não seja capaz de espelhar um iPhone no Mac, por exemplo.

Outra curiosidade em relação ao LG Virtoo é que ele não foi desenvolvido pela LG em si, mas uma empresa chamada Screenovate, especialista em criar soluções de espelhamento de celulares para PC.

Vale mencionar que a exclusividade do espelhamento de celulares para PC no Windows continua a ser da Samsung. Ao que parece, o LG Virtoo é uma iniciativa independente da LG e da Screenovate para usuários dos computadores e celulares da fabricante.

Qual é a diferença do LG Virtoo para o que a Samsung já oferece?

Apesar de a novidade significar que mais celulares podem ser espelhados para um computador, não faz sentido restringir o uso do app apenas aos computadores da LG. Em geral, ambos os apps são bastante restritivos para a maioria do público.

Da parte da Samsung, o fato de apenas os smartphones da marca com Android 11 poderem espelhar apps no computador restringe até mesmo a base de usuários da marca, já que apenas os celulares mais recentes contam com essa versão do sistema, lançada em setembro de 2020.

Por outro lado, ao restringir o uso do LG Virtoo para fazer stream de apps apenas em computadores da fabricante, uma enorme parcela de usuários não conseguirá nem mesmo baixar o app.

Via SlashGear