Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O YouTube está testando um novo botão na sua interface que permite gravar vídeos curtos, no mesmo estilo do TikTok. Um novo ícone de “Criar” foi encontrado hoje pelos usuários da plataforma de vídeos na Índia – país no qual o TikTok foi definitivamente banido.

O novo recurso permite que o usuário selecione trechos de até quinze minutos do vídeo em execução para a criação de um Story – que, no YouTube, é chamado de “Shorts”. Ao apertar o botão, o usuário poderá gravar um curta usando o trecho do áudio selecionado no fundo. Ao que parece, o recurso funciona apenas com trechos de clipes de música.

publicidade

três prints de tela com o novo recurso do TikTok

Uma vez gravado, o usuário ainda pode modificar outros aspectos da filmagem, como o trecho da música, elecionar outro clipe, ou ainda outra faixa do catálogo de músicas do YouTube. Depois de pronto, é possível subir o vídeo para a seção de Shorts do canal, ou salvá-lo para upload em outra hora (ou outro lugar).

Vale notar que, por funcionar especificamente com clipes de música, os Shorts não aparecerão em países que apresentarem restrições de licenças para determinadas canções. Até o momento, não há previsões de chegada do YouTube Shorts para cá, ou outras regiões do mundo.

Ditando regra

O botão novo do YouTube é especialmente interessante se considerar que o formato de vídeos curtos aumenta a retenção de tempo na plataforma. Após o banimento do TikTok na Índia por exposição de dados, uma lacuna pairou por aí, o que torna o país o lugar perfeito para a plataforma de vídeos do Google testar o recurso para os “órfãos” do app por lá.

publicidade

Vale lembrar que, no mês passado, o YouTube apresentou o recurso de Clipes, que permite criar clipes em loop destacando trechos de vídeos ou transmissões ao vivo.

Aliás, a influência da rede social é tão grande que até o Instagram quer ficar mais parecido com seu concorrente número um. Recentemente, foi encontrado no código de programação um recurso de rolagem vertical para os Stories, ainda em fase de teste.

Via AndroidPolice

Imagem: Luiza Kamalova (Shutterstock)