O sistema operacional iOS é considerado relativamente mais seguro do que o Android. No entanto, não está isento da ação de golpistas. Prova disso são denúncias de hackers que desenvolveram um WhatsApp falso para enganar os usuários de iPhone para que instalem a versão fake do app e, com isso, consigam roubar dados.
Ao baixar o WhatsApp falso, um malware é instalado no smartphone e, dessa forma, os hackers passam a ter acesso a dados identificadores, como o Imei e o Udid (Unique Identifier Device, o “RG” do celular).
O ataque parece ter partido de uma empresa de vigilância italiana chamada Cy4Gate e foi descoberto por pesquisadores do laboratório de cybersegurança da Universidade de Toronto.
O WhatsApp se pronunciou, por meio de porta-voz, dizendo que sugere que os usuários baixem o aplicativo apenas de fontes oficiais, como a Apple Store, e que vai banir qualquer versão modificada do app ou que incentive usuários a baixarem uma versão falsa do WhatsApp.
App com problemas
Não é de hoje que os usuários do WhatsApp têm enfrentado problemas de segurança. Desde o ano passado, 5 milhões de contas foram clonadas.
Na semana passada, a empresa até anunciou a chegada de uma camada extra de segurança para a versão web, com a adoção de confirmação biométrica antes da leitura do QR Code.
Seja com for, os hackers têm se aprimorado cada vez mais. Aos usuários, é preciso redobrar a atenção com contatos suspeitos e baixar ou atualizar o WhatsApp apenas das lojas de aplicativos oficiais – o que evita a possibilidade de baixar uma versão falsa do app.
Via Techradar e Business Today
Foto Михаил Руденко / iStockPhotos