A Asus está se preparando para lançar um Chromebook Tablet, basicamente um tablet com teclado físico destacável, que pode se transformar em um notebook. O modelo é semelhante ao que já foi visto no rival IdeaPad Duet, que até o momento segue sozinho em sua faixa de preço.
As informações foram vazadas pelo site Chrome Unboxed e dão conta de que o modelo batizado de Asus CM3000 está sendo desenvolvido sob o codinome Saturn e virá equipado com um chip MediaTek MT8183. Como é um Chromebook, o novo tablet da Asus vai rodar o sistema operacional Chrome OS, que funciona como uma espécie de Android desktop (com algumas limitações) rodando em processadores ARM.
Outros recursos relatados incluem um conector de áudio de 3,5 mm e uma capa de teclado com uma superfície de tecido para conectá-lo magneticamente ao tablet, semelhante ao visto nos modelos Surface da Microsoft. O aparelho ainda deve ser sensível ao toque e possuir suporte a caneta stylus.
Semelhante ao concorrente, mas com preço diferente
Não é apenas no conceito que o Chromebook Tablet e o IdeaPad Duet da Lenovo são semelhantes, ambos possuem especificações bastante parecidas, com chips equivalentes. Fisicamente, o modelo da Asus tem uma tela maior e por consequência fica mais pesado, mas nada que mude muito a experiência do usuário.
Chegando ao preço, essa pode ser outra diferença entre os dois modelos. Parte do sucesso do IdeaPad se deu pelo seu valor competitivo. O notebook chegou custando US$ 300 (aqui no Brasil dá para achar ele na faixa de R$ 3.800). Já o novo modelo da Asus deve custar um pouco mais caro, mas seu preço ainda não foi confirmado.
Há alguns meses o site já havia revelado a existência do codinome Coachz, um Chromebook em formato de tablet, com um estilo parecido com o Surface. O modelo seria equipado com o processador Snapdragon 7C, que tem GPU Adreno 618 e modem Snapdragon X15 integrados.
Foto: Divulgação Chrome Unboxed
Via Chrome Unboxed