Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Nas últimas semanas, o WhatsApp se envolveu em diversas polêmicas envolvendo o uso e compartilhamento de dados dos usuários com o Facebook. A  nova política de dados gerou bastante desconfiança e muitas pessoas decidiram abandonar o mensageiro, migrando em massa para o Telegram. Hoje, o WhatsApp anunciou que irá adicionar mais uma atualização de segurança e passará a pedir a biometria dos usuários em sua versão web e desktop.

A nova atualização irá solicitar que os usuários autentiquem sua própria identidade via reconhecimento facial, impressão digital ou escaneamento de íris. A biometria não substitui o QR Code, mas essa etapa de autenticação é fundamental para que os usuários consigam ler o código e acessar o aplicativo pelo computador. Sem isso, não será possível abrir o aplicativo.

publicidade
Por que biometria?

No Android, a mudança será para qualquer aparelho compatível com biometria, já no iPhone, a função só funcionará em aparelhos com iOS 14 em diante.

Após toda a polêmica envolvendo o uso de dados, parece que o WhatsApp tem se preocupado em ser mais transparente com os usuários e, em um post no Twitter, a empresa do Facebook garantiu que não terá acesso a informações sensíveis, como os rostos dos usuários ou impressões digitais. Além disso, o mensageiro garantiu que a etapa extra de autenticação previne que uma conta pessoal seja acessada por dispositivos de terceiros.

Investimentos na versão web

Junto com a nova etapa de segurança, o Whatsapp anunciou outras mudanças importantes para a sua versão web, como um novo design, que deve chegar nas próximas semanas, e os testes de ligações de áudio e vídeo.

Apesar de ter sido anunciada hoje, a autenticação via biometria pode não estar disponível para todos os aparelhos ainda, mas para ativá-la, basta ir em “Configurações”, selecionar “WhatsApp Web” e seguir as instruções caso o seu aparelho suporte a opção de autenticação via biometria. Depois, é só escanear o QR Code em qualquer browser do computador.

publicidade

Via Android Authority

Imagem: Reproução/Montagem Vida Celular