Nos próximos dias, os usuários que acessarem o Google perceberão uma mudança significativa no layout da página de busca . As coisas estão mais simples, limpas e redondas.
Para esta nova versão, o buscador está tentando um design mais clean, criando espaços maiores entre um e outro resultado. Além disso, as seções da caixa de pesquisa também estão maiores, e o Google fará uso de cores saturadas para destacar informações prioritárias, assim guiando a usabilidade do leitor.
O texto também ficará com outra cara, uma vez que o Google exibirá as pesquisas em letras maiores e mais grossas. Isso porque as mesmas fontes usadas no Gmail e no sistema Android (como no teclado ou no Maps, por exemplo) darão as caras aqui também. A decisão é mais um passo na integração dos diversos aplicativos com a identidade visual da empresa.
O novo layout mobile do Google também arredondou caixas de busca, arestas de resultados de imagens e outras caixas separadoras de informação. A mudança vem inspirada, no caso, no próprio logotipo do buscador. Isso porque no corpo da fonte há diversos círculos perfeitos e proporcionais.
Numa postagem do blog oficial de desenvolvimento do Google, Aileen Cheng, a designer responsável pela remodelagem, conta que as mudanças foram orientadas pensando em dar “um passo atrás”. O buscador, que começou como um mero listador de páginas, hoje precisa considerar os diferentes tipos de conteúdo e informação disponíveis a fim de de considerar a relevância para cada busca.
Créditos do destaque: Photomix Photo Company / Pexels