Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O site francês iPhoneSoft conversou com um funcionário do alto escalão do Netflix. Ele revelou que a empresa de streaming estaria trabalhando para oferecer um recurso de áudio de alta performance – som espacial – para os usuários que utilizam AirPods Pro e outros dispositivos da Apple. A novidade seria aplicada, a princípio, em uma pequena parte do catálogo da Netflix, e também a uma parcela minoritária de usuários do serviço de streaming.

De acordo com as informações obtidas pela publicação francesa, os usuários que quiserem testar em breve o som espacial assistindo ao conteúdo da Netflix precisarão ter, pelo menos, AirPods Pro ou AirPods Max, um iPhone 7, um iPad Air 3, um iPad 6, um iPad Mini 5 ou um iPad Pro. Seja qual for o dispositivo, ele precisará ser executado no sistema operacional iOS 14 ou iPadOS 14.

publicidade
O que é o som espacial?

Soa uma coisa dos Jetsons, mas o “espacial” é sobre a percepção espacial. O recurso é incorporado ao AirPods Pro e ao AirPods Max, para dar aos usuários dos fones da Apple um efeito semelhante ao encontrado nas salas de cinema, também chamado de tridimensional ou 3D dinâmico. É uma experiência que visa a “reproduzir sons virtualmente em qualquer lugar do espaço, criando uma experiência sonora envolvente”, diz a Apple, em comunicado.

O áudio espacial utiliza o giroscópio e o acelerômetro do AirPods Pro e do iPhone (ou iPad) para mapear os movimentos da cabeça do usuário e transformar o alcance do som em 360º. Desta forma, o usuário tem a sensação de que os barulhos estão vindo de todas as direções, como ocorre no cinema. “O áudio espacial com rastreamento dinâmico da cabeça traz a experiência de cinema diretamente para o seu AirPods Pro”, complementa a Maçã.

Pela própria natureza, não há como implementar um sistema assim direto nas TVs, apenas em fones TWS.  O recurso de som espacial que a Netflix pretende incorporar ao catálogo para AirPods Pro já tem suporte oferecido por outros serviços de streaming como Apple TV+, Hulu e Disney Plus.

Não custa lembrar, no entanto, que um dos serviços diferenciados oferecidos pela Netflix recentemente, o Dolby Atmos, ficou restrito apenas aos usuários assinantes do pacote Ultra HD da companhia. Será o som espacial tão exclusivo assim? É esperar para ver…

publicidade

Via iPhoneSoft

Imagem: David Balev/Pixabay