O YouTube está otimizando cada vez mais seu sistema de monetização, e em breve poderá permitir compras na plataforma. Explicando melhor, além de fazer doações e virar membro de um canal, você vai poder adquirir produtos colocados à venda pelos criadores.
O serviço do Google vem diversificando cada vez mais as formas de se obter dinheiro em seu mercado. Há alguns anos, foi lançada a assinatura do YouTube Premium, que tem como principais vantagens permitir que os assinantes assistam vídeos sem anúncios e baixem os conteúdos para reproduzir offline. De lá para cá, o recurso foi sendo melhorado.
Três anos atrás, o YouTube lançou o Super Chat, que permite doações para os canais durante lives, com alguns benefícios como mensagens destacadas. Além disso, o YT criou um modelo de membros, no qual você paga uma mensalidade para ganhar algumas vantagens dos criadores.
Essa última atualização veio depois que os produtores de conteúdo começarem a criar sistemas de mensalidades através de outras plataformas, até que a rede do Google decidiu adicionar isso dentro de suas funcionalidades. O novo modelo de compras no YouTube parece estar seguindo isso.
Recurso adicionado
Já faz tempo que muitos canais possuem lojas virtuais com produtos personalizados de seu conteúdo. Camisetas, bonés, canecas e todo tipo de item relacionado a criadores do YouTube são encontrados no e-commerce. Agora, isso vai poder ser feito no próprio YouTube.
“Estamos testando uma nova maneira de as pessoas descobrirem e comprarem facilmente os produtos apresentados nos vídeos do YouTube. Os criadores neste piloto podem adicionar determinados produtos aos seus vídeos. Os espectadores podem ver uma lista dos produtos apresentados clicando no ícone da sacola de compras no canto inferior esquerdo do vídeo”, diz uma mensagem no fórum de suporte do Google.
Por enquanto, o serviço de compras no YouTube está apenas em fase de testes e pode ser utilizado com um número limitado de criadores apenas nos Estados Unidos. “Os espectadores podem explorar a página de cada produto para ver mais informações, vídeos relacionados e opções de compra para aquele produto. No momento, estamos testando esse recurso com um número limitado de criadores. É visível para usuários nos EUA no iOS, Android e desktop”, completa a mensagem.
Ainda não dá para ver isso sendo utilizado em ação e nem se o recurso tem alguma ligação com o Google Shopping, mas não deve demorar muito para termos mais detalhes da novidade
Via My Smart Price
Imagem: 4kodiak (iStock)