Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Para quem esperava que em breve veríamos um smartphone da Samsung sem entalho e com a câmera sob a tela vai ter que esperar mais um pouco. A patente registrada pela empresa e revelada em dezembro vai ser utilizada, pelo menos inicialmente, em um notebook.

O dispositivo batizado de Samsung Blade Bezel foi mostrado pela marca em um teaser no Weibo e, ao invés de uma webcam convencional, vai usar a tecnologia para esconder a câmera sob a tela. Em um laptop, cujo a tela é bem maior, implementar esse tipo de recurso é muito mais viável.

publicidade

O notebook ainda promete ser um dos produtos mais avançados tecnologicamente da sul-coreana, com uma enorme tela OLED praticamente sem bordas. No anúncio ainda foi revelado que a tela do aparelho vai ser bem, mais bem fina mesmo. A espessura será de apenas um milímetro, pesando só 130 gramas.

Patente registrada

A Samsung já trabalha na tecnologia há algum tempo e registrou a patente de câmera sob a tela recentemente. O documento tem o nome de Display Device (“dispositivo de exibição”) e mostra uma tela dividida em duas partes. A primeira é a tela principal, com tecnologia convencional. A segunda, onde deve ficar a câmera de selfie, é pequena, e funciona como um recorte na parte superior do aparelho.

No espaço onde a câmera ficaria escondida o display possui uma uma transmissão de luz mais alta, podendo permitir que a lente consiga registrar fotos e vídeos sem perder muita qualidade.  A tela usada na patente tem o formato de um smartphone, então dá para imaginar que futuramente a Samsung deve levar isso para seus dispositivos móveis.

publicidade

A patente nova para algo que já existe faz sentido. Fazer a luz atravessar uma tela luminosa sem interferência que cause perda de qualidade é um desafio. A tecnologia soa futurista, mas, quanto à realidade, a impressão não é das melhores. O ZTE Axon 20 5G foi o primeiro smartphone lançado com câmera sob a tela, mas o sistema não agradou. Usuários relataram imagens embaçadas e borradas, com qualidade bem abaixo do esperado.

Agora, a teologia vai ser testada no Blade Bezel, que, por ser um notebook, a exigência na qualidade da imagem é menor, o que pode facilitar a implementação inicial do recurso. Vamos aguardar para ver se as câmeras vão chegar nos aparelhos da linha Galaxy.

Via My Smart Price