Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A maior fabricante do mundo pode estar planejando trazer o futuro para seus smartphones. A Samsung acaba de registrar patente de uma câmera sob a tela. Rumores indicam que a empresa trabalha no desenvolvimento dessa tecnologia há algum tempo e, agora, o recurso pode estar perto de chegar ao mercado.

Um registro de patente foi feito pela companhia no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos em maio de 2020, mas a publicação aconteceu apenas no dia 31 de dezembro do mesmo ano. O documento sugere um dispositivo com display de tela inteira, sem nenhum entalhe ou buraco para o sensor “sair” (como já vimos em alguns modelos como o Galaxy A80). Isso seria possível graças a um sistema de câmera sob tela em que a Samsung já estaria em estágio avançado de produção.

publicidade
Como funciona?

A patente tem o nome de “Display Device” e mostra uma tela dividida em duas partes. A primeira é a tela principal, com tecnologia convencional. A segunda, onde deve ficar a câmera de selfie, é pequena, e funciona como um recorte na parte superior do aparelho.

No espaço onde a câmera ficaria escondida o display possui uma uma transmissão de luz mais alta, podendo permitir que a lente consiga registrar fotos e vídeos sem perder muita qualidade. O texto registrado indica três equipamentos colocados nessa parte da tela: uma câmera de selfie, um flash e um sensor.

Samsung registra patente de câmera sob a tela

Foto: Reprodução/Escritório de Marcas e Patentes dos EUA

Ainda não é possível saber que tipo de sensor é esse, mas é provável que seja um infravermelho, para ajudar a calcular a distância do objeto fotografado com base na intensidade da luz refletida.

Ambas as partes da tela são conectadas e funcionam totalmente integradas. O único detalhe é que a resolução da segunda parte, onde fica a câmera sob a tela da Samsung, deve ser um pouco mais baixa que o normal.

publicidade
Mais perto do que parece

Os novos Galaxy S21 serão lançados na próxima semana, e vão possuir uma câmera de selfie convencional. A sul-coreana deve testar o recurso em outros modelos antes de implementar em seu topo de linha. Rumores indicam que isso ficaria a cargo do próximo modelo da linha Galaxy Note (que chegou a ter o seu fim dado como certo) ou até mesmo do Galaxy Fold 3.

A patente nova para algo que já existe faz sentido. Fazer a luz atravessar uma tela luminosa sem perda de qualidade é um desafio. A tecnologia soa futurista, mas, quanto à realidade, a impressão não é das melhores. O ZTE Axon 20 5G foi o primeiro smartphone lançado com câmera sob a tela, mas o sistema não agradou. Usuários relataram imagens embaçadas e borradas, com qualidade bem abaixo do esperado.

Agora é aguardar para ver como o recurso de câmera sob a tela vai se comportar nos aparelhos da Samsung. Se der certo, pode ser uma grande revolução no mundo dos smartphones, que poderiam “se livrar” nos notes na parte da frente.

Via Android Community

Imagem: Omar Markieh/Pexels/CC