Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aparentemente, existe 5G, a revolução na velocidade que promete mudar tudo na internet via celular, e “5G”. Que é o outra coisa. Nos EUA, o 5G não está tendo o desempenho prometido para alguns usuários da operadora Verizon. Testes mostram que o 5G é lento. Quão lento? Está atingindo velocidades de conexão inferiores à das redes 4G.

Inicialmente a provedora ofereceu internet 5G para cerca de 200 milhões de usuários em Outubro. Em dezembro, essa base foi expandida para 230 milhões (os EUA têm 328 milhões de habitantes). Isso acabou fazendo com que a Verizon oferecesse dois tipo de 5G, um com conexão Ultra Wideband (UWB, “banda ultralarga”), muito mais rápido, e outro Nationwide (“nacional”), que deixa bastante a desejar.

publicidade
5G Tabajara

Na realidade, o Nationwide não é um 5G “de verdade”, ele utiliza uma tecnologia chamada de Dynamic Spectrum Sharing (DSS) que usa redes 4G para auxiliar na conexão em locais onde a banda ultralarga não tem cobertura. Fica evidente nos testes feitos pela PCMag, que mostram que essa nova “versão” do 5G tem um desempenho bem mais lento do que o padrão,

Basicamente os números mostram que o 4G LTE da Verizon é mais rápido do que o Nationwide 5G da mesma operadora em alguns locais. “Nossos testes mais recentes, usando um iPhone 12 Pro na cidade de Nova York, mostram que o DSS 5G é frequentemente mais lento do que o 4G e raramente mais rápido”, diz o relatório.

Nos testes, também foram utilizados um One Plus 8 e um Samsung Galaxy S20 FE, e os resultados foram os mesmos. “Levei o iPhone 12 Pro a oito locais na cidade de Nova York, onde comparei as velocidades 4G e 5G. Nas primeiras sete localidades, o 5G era DSS e geralmente mais lento que o 4G ”, completa.

5G mais lento

Foto: Reprodução/PCMag’s

5G “de verdade”?

É importante frisar que o 5G de verdade, banda ultralarga, da Verizon é, de fato, muito mais rápido que o 4G. Mas tem uma cobertura extremamente limitada. Enquanto isso, a maior parte do território dos Estados Unidos têm disponível o padrão Nationwide 5G, o DSS, mais lento.

publicidade

Em contato com a PCMag, a Verizon disse que: “Para a maioria dos clientes, o desempenho em nossa rede 5G nacional será semelhante ao 4G. [DSS] é uma nova tecnologia e continuamos a modificá-la à medida que avançamos. Esperamos uma melhoria de desempenho até 2021 e além”.

Aqui no Brasil, a rede 5G ainda não chegou oficialmente, mas algumas operadoras já oferecem a conexão, que nada mais é do que o 5G DSS, o mesmíssimo 5G lento Tabajara da Verizon. Ou 4.5G como algumas marcas chamam, mais sinceramente. Ainda não é 5G de verdade, já que nem o leilão da rede foi feito por aqui, mas promete ser mais rápido que o 4G padrão. Se é pelo exemplo, é de se esperar que vai ter muito gato 4.5G vendido por lebre 5G.

Via PCMag

Foto: Pixabay/CC