Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A OnePlus parece “ter ficado com ciúmes” da Nubia, que anunciou o lançamento do Red Magic 6 com painel eletrocrômico. Nesta segunda (21/12), a empresa divulgou imagens de um smartphone conceito, o OnePlus 8T que, em teoria, também mudaria a cor do vidro traseiro. A tecnologia, aliás, foi testada pela própria OnePlus, juntamente da Vivo, antes mesmo da Nubia, mas deixada de lado inicialmente.

publicidade

O OnePlus 8T Concept muda a cor do desenho que ilustra o painel traseiro – e que imita a forma dos terraços de águas termais de Pamukkale, na Turquia –, de uma maneira diferente da adotada no celular da Nubia. A transformação aconteceria com base em notificações recebidas pelo usuário, gestos ou até mesmo pelo padrão respiratório de quem estiver utilizando o smartphone.

Animou para comprar? Então segure a onda, pois, como já foi dito, trata-se apenas de um conceito e, portanto, não há unidades disponíveis do OnePlus 8T à venda no mercado.

Qual é a mágica?

O conceito do OnePlus 8T vazado nesta segunda-feira veio acompanhado de informações sobre como funcionaria o sistema que permitiria ao desenho incorporado na parte traseira do aparelho a alterar as cores entre prateado e azul-escuro. Ele é dotado da tecnologia ECMF (Eletronic Color Material Finish), presente em outro conceito da marca, o OnePlus Concept One, com “câmeras que desapareciam“, apresentado à mídia em janeiro deste ano.

A explicação da fabricante para a “mágica” que faz o painel mudar de cor é que o ECMF contém óxido de metal no vidro onde o estado de valência dos íons de metal varia sob diferentes tensões. Ativar o óxido de metal por meio de uma entrada muda a cor do vidro de azul-escuro para prata claro – e vice-versa.

publicidade

A “aula” continua explicando que a entrada (input) é fornecida pelo módulo mmWave, localizado dentro do módulo da câmera. Ele é utilizado para detectar movimentos milimétricos em seu campo de visão para acionar uma ação do painel traseiro do OnePlus 8T conceito. O módulo mmWave gera ondas eletromagnéticas com um comprimento de onda de 1-10 milímetros para detectar movimentos mínimos ao seu redor.

Os responsáveis pelo desenvolvimento do OnePlus 8T, em sua versão conceito, foram os designers do time chamado OnePlus Gaudi, também responsáveis pelo Concept One. A equipe é formada por 39 membros de diferentes regiões: Shenzhen, Taipei, Nova York e Índia.

Via My Smart Price e GSM Arena