Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O New York Times disponibilizou em sua conta do Instagram um filtro que transporta o tradicional passatempo das palavras-cruzadas para a realidade aumentada. A iniciativa surgiu por meio de uma parceria do jornal com o Facebook.

O filtro chamado Shattered Crosswords (palavras-cruzadas fragmentadas) transporta o passatempo do jornal para uma ambientação no melhor estilo de puzzles como Polysphere, exigindo que o jogador movimente a câmera do celular de maneira que as peças exibidas na tela formem as letras das palavras-cruzadas em realidade aumentada.

publicidade

O jogador ainda pode utilizar os dedos com movimentos de pinça para dar zoom ou mesmo girar o desafio.

Um pouco de História

A seção de palavras-cruzadas do The New York Times é publicada desde 1942. Isso veio após mais de duas décadas de o jornal acusar os outros de perder tempo e espaço publicando-as. A partir de então, tonrou-se uma das mais inovadoras. Diariamente, milhares de leitores comprar o jornal apenas para executá-las.

O sucesso é tanto que o jornal conseguiu duplicar o seu número de assinantes em 2018, apenas disponibilizando todo o acervo de palavras-cruzadas em dispositivos mobile. Na época, o jornal atingiu a incrível marca de 2,8 milhões de assinantes ao redor do mundo. Para jogar as palavras-cruzadas em realidade aumentada é simples, basta acessar a conta oficial do The New York Times no Instagram, clicar na aba de filtro e em seguida salvá-lo na sua conta.  Por enquanto a aplicação só está disponível em inglês. Talvez também ganhe versão em espanhol, muito falado nos EUA – português é improvável.

Para quem prefere desfrutar das palavras-cruzadas do NYT de maneira tradicional por meio do aplicativo Crossword disponível na App Store e Google Play.  O app possui um modo gratuito com desafios cronometrados, além da opção de novos desafios para assinantes.

publicidade
Parceria com o Facebook une AR e Jornalismo

O filtro de palavras-cruzadas são apenas um gostinho do que a empresa almeja com o futuro da realidade aumentada. Recentemente The New York Times e Facebook fecharam uma parceria para a produção de uma série de reportagens exclusivas no Instagram que utilizariam da realidade aumentada para expandir a interação dos leitores.

Entre os materiais, a dona do Instagram desenvolveu para o jornal um filtro em comemoração aos 100 anos da conquista do direito de voto feminino, além de filtros reportagens que utilizam o AR para exemplificar como as partículas do coronavírus se propagam pelo ar, ou mesmo como as chamas dos incêndios causados na Califórnia afetaram o ambiente.

Além do jornalismo, a realidade aumentada tem sido explorada por diversas empresas para trazer soluções para o dia a dia. Recentemente, a Samsung divulgou que trabalha em uma solução que utiliza a tecnologia para achar celulares perdidos. O Google também explora a tecnologia em projetos que vão desde a sua utilização em compras online, até a gravação de vídeos e a interação com personagens de Star Wars para entretenimento.

Via: Tech Crunch