Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

A pandemia trouxe uma nova demanda de consumidores para e-commerce. Mas, por mais prático e variado que seja, comprar online nem de longe provê a mesma experiência de entrar entrar em uma loja. Mas será mesmo? Pensando nisso, algumas marcas estão criando lojas vituais, o recurso permite que consumidores “andem” pelo local e olhem prateleiras e produtos.

O modelo nada mais é uma forma criativa de exibir o catálogo de produtos sem ser em uma longa lista divida por categorias. As renderizações dos espaços em 3D utilizam ainda o Google Maps, para permitir que o consumido ande pelas ruas antes de chegar ao estabelecimento.

publicidade

Uma reportagem da Fast Company mostra alguns exemplos de comércios que utilizaram esse tipo de conceito para atrair clientes saudosistas durante o período de isolamento.

Para criar os espaços muitas lojas virtuais utilizam a Matterport. Uma empresa de renderização 3D que oferece uma plataforma onde é possível transferir um espaço físico real para o mundo digital.

LOJAS VIRTUAIS WORD MARKET

Foto: Reprodução/Word Market

Espaços em 3D

A tecnologia não é nova, esse tipo de recurso já existe e é utilizado há bastante tempo, mas nunca de uma forma tão intensa quando nos últimos meses. A Ferguson Bath, Kitchen, and Lighting Gallery, por exemplo, já criou 70 lojas virtuais este ano usando a Matterport, e pretende fazer outras 60.

Já a World of Joy criou uma unidade da Cost Plus World Market aberta exclusivamente de forma digital e apenas para festas de fim de ano. O espaço é todo decorado e vende produtos de natal. De maneira rústica o local tenta ser o mais agradável e tradicional possível (apesar de ser visualizado pela tela de um computador). Nesse caso, todo o processo foi feito de forma digital, já que essa loja não existe fisicamente no “mundo real”.

publicidade

A Ralph Lauren é outra companhia que permite o passeio em seus espaços virtuais. A unidade de Beverly Hills oferece uma experiência sofisticada, permitindo que o internauta entre em diversos departamentos da loja virtual, contanto inclusive com um menu lateral. Nesse caso, o projeto é da a Obsess, outra empresa especializada na criação de ambientes 3D.

lOJAS VIRTUAIS ralph lauren

Foto: Reprodução/ Ralph Lauren

No Brasil, a C&A oferece o recurso.

Lojas Virtuais C&A

Foto: Reprodução/ C&A

Nas lojas virtuais da rede, é possível “caminhar” pelo shopping até entrar no local. Dentro do espaço todos os departamentos podem ser visitados. No entanto, a experiência deixa a desejar pela curta variedade. Apesar de ver o estabelecimento, você não pode andar pelo local de forma livre e possui poucas setas para movimentação.

Via Fast Company