A guerra entre Facebook e Apple segue a todo vapor, a rede social publicou mais um anúncio impresso criticando a empresa nesta quinta-feira (17). No novo texto, a plataforma diz que as mudanças na política de privacidade do iOS 14 vão mudar “internet como a conhecemos” e forçar sites e blogs “a começar a cobrar taxas de assinatura”.
Na última quarta-feira (16), o Facebook já havia publicado um anúncio de página inteira contra a Apple nos jornais Wall Street Journal , New York Times e Washington Post.
Gigantes no ringue
A gigante de Cupertino revelou recente novas regras de privacidade que visam impedir anunciantes de rastrear o comportamento de usuários em diversos aplicativos. “A Apple controla um ecossistema inteiro, desde o dispositivo até a loja de aplicativos, e usa esse poder para prejudicar desenvolvedores e consumidores, bem como grandes plataformas como o Facebook.”, criticou a rede social na ocasião.
A fabricante do iPhone também respondeu, continuando a troca de farpas entre as duas empresas.: “Quando o rastreamento invasivo é o seu modelo de negócios, você tende a não aceitar a transparência e a escolha do cliente”.
Com o novo anúncio, o Facebook tenta pressionar a Apple a voltar atrás em sua mudança. A rede social afirma que as novas regras vão destruir pequenas empresas. “Sem os anúncios personalizados, os dados do Facebook mostram que o anunciante médio de pequenas empresas pode ver um corte de mais de 60% em suas vendas para cada dólar gasto”, diz o texto.
A disputa entre as duas empresas passa também pelas leis de regulamentação da União Europeia. Antes de publicar o primeiro anúncio, o Facebook disse que esperava que o projeto de lei Digital Markets Act (DMA) colocasse “limites” na Apple.
Confira à íntegra do novo anúncio
Apple Vs. Internet livre
A Apple planeja lançar uma atualização de software forçada que mudará a Internet como a conhecemos – para pior.
Pegue seus sites de culinária favoritos ou blogs de esportes. A maioria é gratuita porque exibe anúncios.
A mudança da Apple limitará sua capacidade de veicular anúncios personalizados. Para sobreviver, muitos terão que começar a cobrar taxas de assinatura ou adicionar mais compras no aplicativo, tornando a Internet muito mais cara e reduzindo o conteúdo gratuito de alta qualidade.
Além de prejudicar aplicativos e sites, muitos na comunidade de pequenas empresas dizem que essa mudança será devastadora para eles também, em um momento em que enfrentam enormes desafios. Eles precisam ser capazes de atingir com eficácia as pessoas mais interessadas em seus produtos e serviços para crescer.
40% das pequenas e médias empresas começaram ou aumentaram o uso de anúncios personalizados nas redes sociais durante a pandemia. Sem os anúncios personalizados, os dados do Facebook mostram que o anunciante médio de pequenas empresas pode ver um corte de mais de 60% em suas vendas para cada dólar gasto.
As pequenas empresas merecem ser ouvidas. Estamos enfrentando a Apple por nossos clientes de pequenas empresas e nossas comunidades.
Via The Verge
Imagem: Pixbay/Pexels