NotíciasSnapdragon 678: versão atualizada do chip para intermediários

Nick Ellis2 meses atrás3 min

Após lançar seu processador flagship Snapdragon 888, a Qualcomm apresentou hoje (15/12) seu novo processador Snapdragon 678 para smartphones intermediários. Ele é a versão atualizada do Snapdragon 675, apresentado em outubro de 2018, e ainda é construído no processo de 11 nm. A nova versão supera a anterior por ter um overclock nos núcleos Kryo 460, que são de 2,2GHz, ao invés dos 2,0GHz do Snapdragon 675.

A GPU é a mesma Adreno 612 do modelo anterior, mas tem desempenho superior, segundo a Qualcomm. O modem Snapdragon X12 LTE também é o mesmo, com velocidades de download de até 600 Mbps e upload de até 150 Mbps. Além das prometidas melhorias no desempenho da CPU e da GPU, a Qualcomm diz no release que o Snapdragon 678 “tem suporte a fotografia e vídeos dinâmicos, e experiências imersivas de entretenimento com longa duração de bateria, em uma conectividade rápida e confiável.”

Tá bom, em time que está ganhando, não se mexe, mas, essa é uma mudança no máximo incremental, isso sendo generoso. De qualquer forma, a ideia é oferecer outra opção para esse segmento, além do Snapdragon 690, lançado seis meses atrás. Como a MediaTek vive lançando novos SoCs para o segmento e conquistando mais fatias do mercado de intermediários, a Qualcomm quer marcar sua presença.

O processador Snapdragon 678 deve equipar vários smartphones intermediários em 2021, repetindo assim o grande sucesso do seu antecessor. Ainda não temos uma lista de smartphones que serão lançados por quais marcas com ele, como a lista do Snapdragon 888, mas isso não deve demorar muito.

O smartphone na foto do destaque conta com processador Snapdragon 750G.