Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O sistema operacional da Huawei é, aparentemente, uma das maiores apostas da empresa para os próximos anos. Um sinal importante nesse sentido é o lançamento de uma versão beta do HarmonyOS 2.0 para smartphones, que ocorrerá amanhã, dia 16/12.

Os avanços fortalecem uma grande investida que a fabricante tem realizado, buscando substituir com o sistema Android em seus dispositivos. Recentemente, a Huawei divulgou que o HarmonyOS 2.0 também estaria presente em smartphones da marca já em 2021.

publicidade

Isso vem do ano passado, quando os EUA acusaram a empresa de furar seu bloqueio contra o Irã. Foi o início do processo que levou a atual sanção comercial do governo dos Estados Unidos contra a empresa chinesa. Nas palavras do executivo Richard Yu, o Harmony seria o “Plano B” da empresa, caso não pudesse mais usar o Android.

Sobre o sistema operacional da Huawei, há informação de que o kernel está sendo desenvolvido para deixar o HarmonyOS 2.0 mais leve. Há também apontamentos de que a versão mais recente terá suporte para aplicativos Android. Quanto à interface de usuário, é possível que esteja bem próxima ao EMUI 11.

O lançamento da versão beta do sistema operacional ocorrerá na China, às 10h do horário local, e terá em sequência uma apresentação oficial de desenvolvedores e especialistas explicando os principais recursos e ferramentas do HarmonyOS 2.0 para smartphones.

Um smartwatch equipado com HarmonyOS deve estar disponível no mercado já nas próximas semanas. Além disso, um tablet com seu próprio sistema operacional, junto com os smartphones da série P50 da Huawei, deve ser lançado muito em breve também.

publicidade

Via Gizmochina