AplicativosJogosNotíciasGoogle Stadia permite streaming direto para o YouTube

Henrique Darlim3 meses atrás6 min

Esta semana tem sido uma semana de mudanças para os serviços do Google. Após implementar a criptografia de ponta a ponta em seu aplicativo de mensagens, o Google anunciou que vai permitir o streaming de jogos do Google Stadia, serviço de jogos da empresa, direto para o YouTube.

A notícia vem pouco depois da chegada de novos jogos à plataforma, anunciada ao fim do mês passado. A ideia de permitir o streaming de jogos do Stadia para o YouTube nativamente, porém, é mencionada desde seu lançamento, em novembro do ano passado. Ou seja, temos aí um intervalo significante, da possibilidade da função até sua implementação, de pouco mais de um ano.

Valeu a espera?

Bem, é possível dizer que sim, devido à extrema simplicidade para transmitir ao vivo seus gameplays no YouTube. Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o único jeito de fazer isso é através dum computador com o navegador Google Chrome instalado. Por enquanto, então, não é possível fazer uma stream na plataforma de vídeos do Google jogando pelo Android, por exemplo. Isso é talvez a parte mais decepcionante, levando em conta que o mercado de jogos mobile é um dos mais lucrativos hoje em dia. Mas voltemos ao procedimento.

Antes de qualquer coisa, é precisar entrar na sua conta Stadia pelo navegador. Feito isso, é só ir nas configurações, clicar em YouTube, para vincular seu canal à sua conta do Stadia, e pronto! A partir disso, quando quiser iniciar uma stream, é só abrir o menu do Stadia enquanto joga para aparecer “Transmitir diretamente ao YouTube” dentro da opção “Transmissão ao vivo”. Sem necessidade nenhuma de gambiarras ou outros aplicativos.

Novos jogos e futura expansão do stream no YouTube

Outra novidade é que jogos como Cyberpunk 2077, Watch Dogs e Watch Dogs 2 chegam à plataforma nesta semana, juntos de outros cinco jogos. Para quem optar pelo Stadia Pro, aliás, alguns jogos saem com desconto, como é o caso do segundo Watch Dogs e de Darksiders Genesis. Além disso, usuários da versão paga têm acesso a dois novos jogos gratuitos — Outcasters e Submerged: Hidden Depths.

A questão agora é a demora até que a função chegue para os celulares Android e para o Chromecast Ultra. Como lembrado anteriormente, levou um ano para que o stream direto para o YouTube tivesse sua vez e é difícil estimar quanto tempo levaria para que isso fosse expandido totalmente. De qualquer jeito, a integração entre os serviços do Google é uma coisa a ser comemorada.

Via: Android Headlines

Imagem: Kulik Stepan/Pexels/CC