NotíciasGoogle Messages agora permite criptografia de ponta a ponta

Thainara Carvalho3 meses atrás4 min

Ainda que um pouco atrasado, o Google vai implementar a criptografia de ponta a ponta no Google Messages,  seu próprio aplicativo de mensagens. Por enquanto, o recurso só está disponível para os usuários beta do Google Messages.

A criptografia de ponta a ponta já não é mais uma novidade e, desde 2016, é utilizada em aplicativos de mensagens como o WhatsApp. O recurso garante uma maior segurança na troca de mensagens, já que o conteúdo das conversas é encriptado e só pode ser acessado por quem envia e quem recebe a mensagem. Ou seja, nem os próprios aplicativos terão acesso às conversas dos usuários.

Como utilizar a criptografia de ponta a ponta no Google Messages?

Uma vez que o recurso for liberado para todos os usuários do Google Messages, será preciso se atentar sobre alguns itens:

  1. Os usuários precisarão usar o app Mensagens
  2. É preciso ativar os recursos de chat
  3. Também será necessário utilizar uma rede Wi-Fi ou de dados móveis para mensagens RCS (Serviço de Comunicação Avançada, que foi desenvolvido para substituir o SMS)

Quando a criptografia de ponta a ponta no Google Messages estiver ativada, ao escrever uma mensagem, o usuário verá o ícone de um cadeado no botão “Enviar”, ao lado do carimbo de data e hora. Isso significa que a criptografia está sendo utilizada e que as mensagens não poderão ser interceptadas. Também é importante lembrar que as conversas possuem um código de verificação exclusivo e esse código precisa ser o mesmo para os usuários e seus contatos. No entanto, o recurso ainda não está disponível para mensagens em grupo ou SMS.

Além disso, os usuários de iPhone também ficaram de foram da camada extra de segurança do Google Messages, já que a Apple não possui suporte para esse protocolo. Assim, apenas os usuários Android poderão desfrutar da função de criptografia de ponta a ponta do Google Messages, pelo menos por enquanto.