Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

E a corrida pela expansão da tecnologia 5G ganhou um novo capítulo na última semana. A Uplus, operadora de celulares da LG, e a Qualcomm obtiveram êxito em conectar celulares comerciais a ondas mmWave na Coreia do Sul.

Menor é melhor

mmWave é a tecnologia que usa, como o nome indica, ondas de rádio milimétricas. Isto é, de alta frequência – quanto mais curta a onda, maior a frequência. Para comparação, as atuais redes 4G usam ondas muito maiores, de entre 15 a 45 cm.

publicidade

De acordo com um comunicado oficial, LG e Qualcomm uniram esforços com o Instituto Nacional de Tecnologia de Kumoh (KIT) para testar como as ondas mmWave se portariam com aparelhos convencionais na região de Gumo, ao norte do país. Apesar da Coreia do Sul ser uma referência global para os estudos de redes 5G, até o momento o país só tinha acesso às ondas sub-6 Ghz, cuja frequência abaixo dos 26 GHz permite a transmissão por longas distâncias.

Neste aspecto, a vantagem da mmWave em relação as ondas sub-6 está no tamanho de suas frequências, que variam de 24 a 40 Ghz, alcançado velocidades mais rápidas de transmissão. De acordo com o anúncio,  a LG Uplus estaria operando a rede mmWave na faixa de 28 GHz, graças aos aparelhos LG equipados com Snapdragon 865 e modem X55 5G, da Qualcomm.

As empresas ainda informaram que, por enquanto, os testes da nova rede se limitarão ao Smart Campus da KIT, que utilizará a tecnologia em pesquisas para impulsionar projetos de educação e desenvolvimento relacionados à inteligência artificial.

A expectativa da LG e da Qualcomm é que  conexões mmWave 5G devem aumentar na Coreia do Sul em 2021. Deste modo, algumas operadoras do país, como a KT Telecom, já planejam instalar antenas mmWave 5G em estádios e outros eventos esportivos. Além disto, outra operadora SK Telecom também planeja implementar a tecnologia no Aeroporto Internacional de Incheon para auxiliar nas medidas de prevenção ao Covid-19.

publicidade
Snapdragon 888 facilitará conexões 5G

A tendência é que os testes com a tecnologia 5G aumentem ainda mais em 2021, tendo em vista que a LG é uma das marcas que confirmaram a utilização do Snapdragon 888, da Qualcomm. O chipset será acompanhado do modem X60 5G que promete facilitar a integração dos aparelhos a ondas Sub-6 e mmWave de acordo com a necessidade do usuário.

A lista completa com os primeiros aparelhos equipados com o Snapdragon 888 já foi divulgada e a estimativa é que eles cheguem ao mercado no primeiro trimestre de 2021.

Via: Qualcomm